Alckmin esteve presente à canonização de Madre Paulina

nd

dom, 19/05/2002 - 10h38 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin e Dona Maria Lúcia Alckmin participaram, neste domingo, dia 19, no Vaticano, com a delegação brasileira chefiada pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, da cerimônia de canonização de Madre Paulina, a primeira santa brasileira.

A cerimônia começou às 10 horas. Minutos antes, o papa João Paulo II atravessou a Praça de São Pedro em carro aberto, sendo aclamado por uma multidão de mais de 20 mil pessoas, entre elas estavam aproximadamente 8 mil brasileiros, principalmente paulistas e catarinenses, que portavam bandeiras do Brasil, faixas e cartazes com fotos e o nome da nova santa. O carro subiu até um largo patamar situado no meio das escadarias da Basílica de São Pedro, onde foi armada uma cobertura e o altar para a celebração da missa e canonização.

Cabeça inclinada para a direita, com muita dificuldade para andar, usando uma bengala e apoiado por dois clérigos, o papa desceu do carro e caminhou até a frente do altar, onde saudou com breve aceno a multidão, que respondeu com mais aplausos e vivas.

Ao lado direito do altar, em área separada para autoridades de diversos países, o governador Geraldo Alckmin e dona Maria Lúcia ficaram na segunda fileira, logo atrás do presidente Fernando Henrique Cardodo e de D. Ruth Cardoso.

Emoção

O papa despertou grande emoção de todos os presentes à cerimônia, porque, com seu estado físico bastante abalado, fez questão de celebrar a missa, lendo longos textos com voz embargada, e permaneceu bastante tempo em pé ou ajoelhado.

Durante a cerimônia ao ar livre, um chuvisco intermitente, comandou um abrir e fechar de guarda-chuvas. Um chuvisco mais forte caiu justamente na hora da comunhão, dada a milhares de pessoas, entre elas o governador e dona Maria Lúcia.

Terminada a missa e a canonização de Madre Paulina e mais quatro beatos, o papa voltou para o carro – agora com cobertura transparente – e sob chuva forte deu uma volta na Praça de São Pedro. Com o semblante muito cansado, o papa João Paulo II não tinha forças para acenar para a multidão que o aplaudia e o aclamava com muito entusiasmo.

Ao deixar a Praça de São Pedro, o governador Geraldo Alckmin enalteceu a persistência, a força de vontade e a fé de João Paulo II, que permitiram a ele celebrar uma cerimônia tão importante e demorada, com duração de mais de duas horas.

O governador Geraldo Alckmin disse também que ‘a sagração de uma santa que viveu e trabalhou por muitos anos no Brasil, eleva o sentimento religioso do povo brasileiro, que é um dos elos mais fortes da nossa nacionalidade’.

Audiência com o Papa

Amanhã (segunda-feira), às 11 horas, junto com o presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador Geraldo Alckmin terá audiência com o papa João Paulo II e com o cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano.

Às 12h45, também com o presidente Fernando Henrique Cardoso, Alckmin será recebido no Palácio Quirinale pelo presidente da República Italiana, Carlo Cianpi, que oferece um almoço para a delegação brasileira. No fim da tarde, o governador retorna a São Paulo em viagem via Milão, com o embarque previsto para às 17h30. A chegada a São Paulo está prevista para às 5 horas desta terça-feira, dia 21.