Alckmin entrega viaturas policiais em Campinas

Região também terá mais 152 novos policiais

sex, 17/09/2004 - 17h07 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin esteve nesta sexta-feira, dia 17, em Campinas, para entregar 13 novas viaturas da Polícia Militar, voltadas ao policiamento ostensivo, e participar da formatura de 152 novos soldados.

Alckmin informou que, em aproximadamente dez dias, o município vai receber mais 23 viaturas e que, até o início do ano que vem, terá um aumento no efetivo com mais 361 novos policiais. O governador lembrou que hoje em Campinas não tem nenhum preso em cadeia ou distrito, graças aos Centros de Detenção Provisória (CDPs) construídos pelo Governo paulista. Ele parabenizou os formandos que participaram de concurso público com 4,8 mil inscritos e que passaram um ano fazendo curso de formação de soldados.

Durante 50 semanas de aulas distribuídas em módulos como Policiamento Comunitário e especializado, os policiais estudaram entre as disciplinas Direitos Humanos, Medicina Legal e Criminalística e Tiro Defensivo.

Os novos policiais serão distribuídos para Campinas (74), Piracicaba (6), Jundiaí (26), Americana (33), Limeira (5), Rio Claro (6), e dois para a região da Capital. O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, destacou que em Campinas o foco foi dado na medida da necessidade da região, o que resultou na redistribuição do efetivo e aumento de 30% da Polícia Militar. “Pulou de 1,6 mil para 2,19 mil policiais militares na cidade de Campinas”, informou. Ele também explicou que com os guardas de muralhas, 314 policiais militares foram liberados para o policiamento de rua e 505 guardas de muralhas assumiram o posto. “Em janeiro, haverá nova formatura de soldados para a região de Campinas”, lembrou o secretário.

Já as 13 novas viaturas vão servir ao policiamento ostensivo do município por 24 horas. “O número 190 é acionado cerca 150 mil vezes por dia em toda o Estado”, informou Saulo de Castro.

Os veículos tipo Corsa, totalmente equipados, custaram para o Tesouro paulista R$ 243.750,00. O secretário da Segurança afirmou que os índices de criminalidade estão reduzindo em todo o Estado graças aos investimentos do Governo paulista em Segurança Pública. “Na cidade de Campinas, por exemplo, no último levantamento feito houve queda de 30% no número de latrocínio, 26% de homicídio e 13% em roubo e furto de veículos”, informou. Saulo de Castro lembrou também que a pesquisa realizada recentemente pela Fundação Seade apontou tendência de queda nos índices de criminalidade nos últimos anos. “O nosso objetivo é zerar esses índices com o aumento do efetivo”, enfatizou o secretário.

Cíntia Cury/Lilian Santos/M.J.