Alckmin entrega viaturas e participa da inauguração da nova fábrica da Duratex em Botucatu

Nova unidade da empresa é responsável pela criação 140 empregos diretos e cerca de 560 indiretos

sex, 17/10/2003 - 13h21 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, dia 17, três viaturas policiais em Botucatu e participou da inauguração da nova fábrica da Duratex no município. Duas viaturas serão utilizadas na Ronda Escolar e uma pela Polícia Técnico-Científica.

Alckmin anunciou que até dezembro chegam mais dez policias militares para reforçar o policiamento no município e que, no começo do próximo ano, 56 novos soldados formados em Sorocaba também irão para Botucatu. O governador disse que será possível atender um pleito da população, que reivindicava uma viatura no Terminal Rodoviário durante todo o período de funcionamento.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, declarou que as duas viaturas irão reforçar os programas ‘Segurança nas Escolas’ e ‘Escola da Família’, que abre as portas das instituições nos fins de semana para atividades esportivas, culturais e de lazer.

Saulo afirmou que os índices de criminalidade estão em queda no município. “No primeiro semestre deste ano, teve uma redução de 60% no número de latrocínios e de 70% no de homicídios, em comparação com o mesmo período do ano passado’, informou o secretário.

Duratex

A nova unidade da Duratex tem 25 mil metros quadrados de área construída e foi desenvolvida para ampliar a produção de painéis de madeira em eucalipto. A capacidade de produção anual é de 400 mil metros cúbicos de madeira, com 15 mm de espessura. A empresa adquiriu 2,2 mil hectares de floresta na região de Botucatu, exclusivamente para esta nova linha, e investiu US$ 86 milhões, gerando 140 empregos diretos e cerca de 560 indiretos.

Alckmin destacou que a nova fábrica vai gerar emprego e renda, além de aumentar a arrecadação de impostos para a Prefeitura, que se convertem em políticas de interesse da população.

Ele disse que está trazendo três boas notícias para a cidade: a redução do ICMS, de 18% para 12%, à empresa Caio, que fabrica carrocerias de ônibus, para o setor calçadista e também para a indústria têxtil. “Essas três reduções vão impulsionar toda a economia da região.” Alckmin lembrou que em 2000, Mário Covas já tinha reduzido o ICMS da indústria madeireira, o que possibilitou à Duratex um investimento de R$ 500 milhões na cidade.

O prefeito de Botucatu, Antônio de Paula Ferreira, também ressaltou a importância da empresa na geração de emprego. ‘Hoje, a Duratex é responsável por 700 empregos diretos e indiretos no município, gerando mais impostos para a Prefeitura.’

O governador também disse que em 2004 serão iniciadas as obras para a recuperação da estrada Marechal Rondon, no trecho Botucatu- Tietê, uma parceria do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid).

Ainda hoje, o governador entrega mais 50 viaturas policiais em Marília e 58 em Sorocaba.

Rogério Vaquero

Leia também

  • Segurança é reforçada na região de Marília com a chegada de mais 50 novas viaturas
  • Sorocaba recebe 60 viaturas do Governo Paulista.