Alckmin entrega veículos para defesa agropecuária em Campinas

Também foram liberados recursos para o Hospital das Clínicas da Unicamp

qui, 20/10/2005 - 17h56 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin esteve no município de Campinas nesta quinta-feira, dia 20, para a entrega de 73 veículos para os escritórios de defesa Agropecuária. Alckmin entregou 16 motos para a operação Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam). Ele liberou ainda R$ 3,692 milhões para a reforma e adequação do centro cirúrgico do Hospital das Clínicas da Unicamp, aquisição de equipamentos de vídeo-endoscopia, ultra-som doppler e instrumental cirúrgico para a unidade.

Alckmin destacou que o hospital da Unicamp está comemorando 20 anos de existência e conta atualmente com 450 residentes e mais de 300 professores que realizaram no ano passado 530 mil atendimentos. O hospital tem um centro cirúrgico com 15 salas de cirurgia e 8 salas ambulatoriais, 350 consultórios de atendimento médico e 400 leitos. “O atendimento é 100% SUS, com a marca de excelência da Universidade de Campinas”.

Com relação aos automóveis para a agropecuária, o governador ressaltou que os veículos vão reforçar as ações de Estado nesta área num momento em que o país atravessa uma situação delicada e deverá perder milhões de reais com a exportação da carne, por questões fito-sanitárias. Ele destacou que a carne é o segundo complexo de produtos de exportação brasileira. Alguns países, como a união Européia, deixaram de importar carne do Mato Grosso do Sul, onde surgiram os focos de febre aftosa, e também dos estados vizinhos, como São Paulo. Já outros países, como Israel, embargaram toda a carne brasileira. Segundo Alckmin, além da perda com a exportação, isso também deve se refletir no emprego.

Dos 73 veículos entregues hoje, 49 são Fiat modelo Uno, 10 Fiat modelo Pálio e 14 caminhonetes Mitsubishi modelo L200, que vão reforçar as ações de defesa agropecuária no Estado.

Na área da Segurança Pública, as 16 motos servirão para dar início à operação Rocam em Campinas. Elas vão cobrir 28 quilômetros e um total de 34 corredores com policiamento ostensivo em motos. De acordo com o governador, este programa vem sendo implantado em todas as grandes cidades do Estado que têm congestionamentos no trafego. “A agilidade das motos leva a polícia mais rápido, surpreende o bandido e ajuda a melhorar a segurança pública”, afirmou.

Alckmin lembrou que o governo paulista comprou 770 motos pelo pregão e pagou 18 % mais barato. Cada motocicleta pintada e equipada com sirene, giroflex e acessórios custou R$ 12,235. “Ou seja, 100 motos saíram de graça para o povo de São Paulo”. Ele informou ainda que a região de Campinas receberá até o fim deste ano mais 131 viaturas para a polícia.

Cíntia Cury