Alckmin entrega unidade da Febem Vila Maria

Com esta sobe para 69 o universo de unidades instaladas no Estado

qua, 16/07/2003 - 15h03 | Do Portal do Governo


Construir unidades menores para o adolescente infrator, com forte agenda educativa, enfatizando a formação para o trabalho e os vínculos familiares. Este é o padrão que Governo do Estado vem adotando na construção dos novos prédios da Febem (Fundação Para o Bem Estar do Menor). Nesta quarta-feira, dia 16, o governador Geraldo Alckmin entregou a unidade da Febem Vila Maria que vai atender 120 jovens, sendo que 32 virão do complexo Franco da Rocha e 88 da Unidade de Atendimento Inicial (UAI) do Brás. Com esta entrega, sobe para 69 o número de unidades instaladas no Estado, sendo 50 na Capital e 19 no Interior, totalizando 6.002 internos. O novo prédio custou R$ 5,8 milhões ao Estado.

Denominada Unidade Tietê, o prédio é formado por quatro módulos. Cada um deles possui seis dormitórios, quatro salas-de-aula, uma para atividades profissionalizantes, uma de informática (com 20 computadores), uma de arte (destinada às aulas de reciclagem de papel e de confecção de brinquedos em EVA (borracha usada em brinquedos de encaixe). Conta ainda com uma quadra poliesportiva e ambulatório médico.

Alckmin destacou que a nova unidade é dotada de segurança para jovens com mais de 17 anos e reincidentes. Ele comentou que até o final do ano a Febem deverá ultrapassar o número de sete mil internos. Por isso, o Governo está fazendo um grande esforço junto com o Poder Judiciário para acelerar as desinternações nos casos menos graves para o sistema de semi-liberdade. Por meio da Secretaria da Educação, foi firmada uma parceria com a iniciativa privada que oferece cursos profissionalizantes aos jovens, para quando sairem da Febem tenham carteira assinada e emprego garantido. O Governo vai oferecer 2 mil vagas na Educação e a iniciativa privada mais mil vagas.

Ele também comentou que o número de reincidência na Febem vem diminuindo. “De cada 10 menores, 8 não voltam ao crime”. Alckmin credita este índice ao novo padrão adotado pela Febem com forte agenda educativa, cursos profissionalizantes, a descentralização que permite ao jovem do Interior o contato com a família, além dos cursos de requalificação e capacitação pelos quais passaram os 2.700 funcionários da Febem.

Para que o Governo continue com sua política de descentralização mais unidades precisam ser construídas no Interior e Litoral. O presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, enfatizou a necessidade de se romper com o preconceito de prefeituras que se recusam a ressocializar seus jovens. “A Febem está discutindo com o consórcio de municípios do ABCD, Campinas, Rio Claro, Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Lins entre outras”, enumerou. No próximo dia 22 haverá uma reunião com representantes da cidade de Bauru e Americana.

No ano passado, o Governo construiu 20 unidades novas, descentralizadas. Atualmente estão em construção prédios em São José dos Campos e Ribeirão Preto. Quanto as unidades de Franco da Rocha, Alckmin informou a 30, será desativada no dia 30 deste mês, e a 31 até o final do ano.

Valéria Cintra