Alckmin entrega prêmios a 500 educadores vencedores do ‘ Leitura na Escola’

Programa prevê estímulo à leitura

qui, 04/12/2003 - 18h07 | Do Portal do Governo


A entrega do prêmio “Leitura na Escola” a 500 educadores da rede de ensino médio do Estado transformou-se em uma grande festa no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, nesta quinta-feira, dia 4. “É uma alegria estarmos dando mais um passo nesse trabalho permamente, que é o Governo Educador, e avançarmos na Educação, pela iniciativa de estimular a leitura e de premiar esses bons projetos pedagógicos”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Essa é a primeira vez que os trabalhos desenvolvidos pelo programa “Leitura na Escola”, instituído em 2001, pela Secretaria da Educação, por meio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), são premiados. Segundo o secretário da Educação, Gabriel Chalita, ao todo foram 674 “muito bons” projetos inscritos no Estado. Desses, 89 selecionados após rígida análise das diretorias de ensino.

Os autores dos projetos, que efetivamente contribuíram para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes, receberam como prêmio viagens culturais a serem realizadas em fevereiro de 2004 para Porto Seguro (BA) e Ouro Preto (MG), dois históricos municípios do País. Como incentivo, também foram sorteados dois pacotes turísticos para Portugal. A equipe da Escola Vera Braga Franco Giacomini, de Lençóis Paulista, no Interior, e a da Escola Martins Pena, na Capital, foram as vencedores da viagem internacional.

“Esse é um prêmio muito valoroso, que uniu professores num único objetivo, a de seus alunos lerem cada vez mais, para poderem redigir, interpretar com qualidade e ter uma melhor visão de mundo”, disse Silvana Beil Cavallini, coordenadora da Escola Estadual José Inácio da Costa, do município de Matão.

O secretário da Educação anunciou que incentivo com a Educação no Estado não pára por aí. Em janeiro, a Secretaria estará premiando mais 50 professores, que irão estudar na Espanha e, em seguida, outros professores que irão estudar na Inglaterra. “Quanto mais pudermos fazer pelo professor, será pouco perto daquilo que ele merece e da necessidade que nós temos de investir em quem está de fato na sala de aula trabalhando com os alunos”, disse Chalita.

Todos professores premiados pela “Leitura na Escola” ainda receberam um diário, no qual irão relatar as impressões tidas na viagem. Os “Diários de Bordo” farão parte de uma exposição sobre o projeto, prevista para 2004.

Lilian Santos