Alckmin entrega prêmio a personalidades da Ciência Política e Relações Internacionais

Ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, foi um dos destaques do Prêmio Santista

sex, 28/09/2001 - 11h49 | Do Portal do Governo


Ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, foi um dos destaques do Prêmio Santista

O governador Geraldo Alckmin entregou na noite desta quinta-feira, dia 27, no Palácio dos Bandeirantes, as honrarias aos vencedores do 46º Prêmio Santista e 22º Prêmio Santista Juventude, considerada a mais importante distinção brasileira para a homenagear e reconhecer a vida e obra de brasileiros que contribuem para o desenvolvimento das ciências, letras e artes do País.

Neste ano, os prêmios foram voltados para as áreas de Relações Internacionais e Ciência Política, dentro do campo das Relações Humanas e Sociais.

O destaque foi para o ministro Celso Lafer, que recebeu o prêmio de Relações Internacionais. O professor Wanderley Guilherme dos Santos recebeu o prêmio na área de Ciência Política. Já o Prêmio Santista Juventude foi concedido a Welber Barral, na área de Relações Internacionais, e a Fernando Abrucio, na área de Ciência Política.

Alckmin lembrou que por quase 50 anos o prêmio vem incentivando as mais variadas áreas de conhecimento, das ciências agrárias às biológicas, das exatas e tecnológicas às letras e artes, das ciências da saúde à ecologia.

Ele destacou a importância das áreas das relações internacionais e da ciência política num mundo cada vez mais globalizado como o de hoje; e lembrou uma frase de Mário Covas de que na cultura e a ciência não existem conflitos de gerações, mas sim avanços que se acumulam no decorrer da história.

‘Esta é certamente a razão da premiação de jovens intelectuais já maduros pela sua competência e visão de mundo, ao lado de intelectuais maduros, mas sempre jovens, pois a investigação, a crítica, o saber são uma eterna fonte de juventude.’

Os quatro premiados, acentuou Alckmin, somam as qualidades pessoais com uma qualidade comum de serem professores e de assim poderem compartilhar com a comunidade seus conhecimentos.

Participaram da cerimônia a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Altenfelder, o senador Pedro Piva, Miguel Reale, presidente da Fundação Bunge, além de reitores e professores de universidades.