Alckmin entrega obras e abre 30ª Semana Internacional de Vela em Ilhabela

Governador visitou também Hospital Mário Covas e a Santa Casa de Misericórdia

sáb, 12/07/2003 - 14h49 | Do Portal do Governo


Recepcionado pela Orquestra Municipal de Ilhabela, o governador Geraldo Alckmin participou neste sábado, dia 12, da abertura da 30ª Semana Internacional de Vela e entregou obras de reurbanização das praças da Bandeira e Cel. Julião.

Considerado o mais importante torneio do gênero na América Latina, a 30ª Semana Internacional de Vela reúne cerca de 200 embarcações do Brasil, Argentina e Uruguai. Um dos candidatos ao título é Lars Grael, secretário estadual da Juventude, Esportes e Lazer, que disputa com vários campeões olímpicos, mundiais e pan-americanos em diversas classes.

‘É um prazer participar da abertura desse campeonato, um dos principais do Brasil e que estimula o turismo, renda e trabalho no município’, comentou o governador.

O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), afirmou que a competição recebe 80 mil turistas. “Integramos a cidade ao evento para movimentar a economia do município”. Ferreira disse também ser uma honra receber Alckmin pela segunda vez. ‘Os prefeitos sempre fazem pedidos ao governador, mas hoje não vou pedir nada, apenas agradecer por tudo que o Estado vem realizando em Ilhabela’.

Após abrir o torneio, a bordo do navio veleiro “Cisne Branco” da Marinha do Brasil, o governador entregou as obras de reurbanização da orla marítima da cidade, que tiveram investimentos de R$ 373 mil do Governo do Estado e R$ 88 mil do município. As melhorias envolvem paisagismo, iluminação, deck de madeira sobre o mar e piso do calçadão, criando espaços para a realização de eventos. Serão beneficiados os 25 mil habitantes do município e a população flutuante que chega a 100 mil pessoas na alta temporada.

O governador destacou ainda a importância da preservação do Meio Ambiente no Estado. ‘Nós paulistas temos orgulho da Mata Atlântica, 75% está no Estado de São Paulo. No último ano ganhamos mais 69 mil hectares de cobertura vegetal’. Durante o evento, o governador informou também que o Governo paulista vai buscar parcerias com empresas privadas e através da Lei Rouanet, restaurar prédios antigos de Ilhabela, como o fórum municipal.

Afirmou também que a obrigação do Governo com a prefeitura é melhorar as condições de saneamento básico e rede de esgoto no município. ‘Toda vez que venho para Ilhabela quero constatar a bandeira verde que garante boa balneabilidade nas praias da região’.

Em seguida, Alckmin visitou o Hospital Mário Covas. Inaugurado há um ano, o hospital tem 42 leitos, realiza 4.528 atendimentos e 179 internações em média por mês. As instalações foram elogiadas pelo governador.

O prefeito Manoel Ferreira lembrou que com o Hospital, o município voltou a ter novos cidadãos, pois melhorou as condições dos nascimentos na cidade além dos serviços de saúde para moradores e turistas. ‘É uma grande satisfação ter um hospital como esse aqui em Ilhabela’. Encerrando sua viagem a Ilhabela, o governador Alckmin visitou a Santa Casa de Misericórdia.

Macedo Júnior / Carlos Prado