Alckmin entrega obras de restauro da fachada da Escola Estadual Rodrigues Alves

Prédio construído em 1919 é considerado um dos primeiros exemplares da arquitetura escolar

dom, 27/06/2004 - 13h55 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou, na manhã deste domingo, dia 27, as obras de restauro da fachada da Escola Estadual Rodrigues Alves, localizada na Avenida Paulista. O prédio construído em 1919 foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, em 1985. A obra está sendo realizada em parceria entre a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e o Banco ABN Amro Real, que investiu R$ 800 mil nessa etapa, iniciada em julho de 2003 e concluída em junho deste ano.

Nesta 1ª fase foram executados os serviços de restauração da fachada, incluindo revestimentos e ornamentos, das esquadrias externas e dos gradis; impermeabilização de cobertura, calhas pluviais; paisagismo e iluminação. Na 2ª e 3ª fase do projeto, o restauro será feito nos ambientes internos, com investimentos de R$ 1,2 milhão e previsão de conclusão para novembro de 2005. Serão reformadas as instalações elétricas, hidráulicas, telefonia, forros, pisos e revestimentos internos.

A secretária da Cultura, Cláudia Costin, salientou que parcerias como esta resultam em progresso para o Estado. “Toda vez que o patrimônio é recuperado e preservado a população sai ganhando. O povo que não preserva o seu passado não constrói o seu futuro”, declarou Cláudia Costin. Ela lembrou que em 1932 a escola serviu como abrigo para os soldados que participaram da Revolução Constitucionalista. “O dia 9 de julho se aproxima e é importante dizer que, nós não estamos só preservando uma escola, estamos preservando um pedaço daquele momento em que São Paulo se levantou para defender a Constituição”.

A escola possui 21 salas de aula, sala multimídia, biblioteca com mais de 15 mil livros, sala de artes, laboratório de informática e de difusão de ciência tecnologia, auditório e refeitório, numa área de 3.600 metros quadrados. Emprega 104 funcionários, sendo 80 deles professores e conta com 2.500 alunos nos cursos de Educação Fundamental (ciclos I e II) e Educação de Jovens e Adultos (EF ciclo II e EM).

O presidente do Banco ABN Amro Real, Fábio Barbosa, disse que é gratificante participar da recuperação de uma escola que é um cartão postal e faz parte do patrimônio cultural da cidade. “O mais importante é que ao restaurar a fachada, com o envolvimento que tivemos neste projeto dos diretores, professores, pais e alunos, acho que estamos falando um pouco em restaurar a cidadania e a auto-estima dos professores, alunos e todos os cidadãos que passam aqui por perto”.

O grupo escolar foi criado em 1909, época em que funcionava em um palacete alugado na esquina da Avenida Paulista com a Rua Pamplona, quando o Estado era governado por Manuel Joaquim de Albuquerque Lins. Projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, o prédio é considerado um dos primeiros exemplares da arquitetura escolar.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, afirmou que a recuperação de prédios, como o da Escola Rodrigues Alves, é importante porque preserva a identidade e a história da população. Ele destacou a parceria. “O Banco Real dá uma grande contribuição e mostra a importância de uma empresa que acredita na responsabilidade social. O investimento do Real não é só financeiro, é investimento humano”.

Chalita ressaltou que a educação só se faz com vínculos entre professores, alunos e a comunidade. “Nós acreditamos numa educação que forma os seres humanos. As crianças, quando tratadas com carinho e amor, se desenvolvem e colocam para fora todo o seu potencial”, afirmou o secretário da Educação.

Ele lembrou que o Estado de São Paulo cresceu muito na área da Educação e citou o levantamento do Saresp que constatou que apenas 1% das crianças de 1ª a 4ª série abandona a escola no Estado de São Paulo. “Segundo a Unesco, este dado é de primeiro mundo”, afirmou Chalita, acrescentado que na Escola Rodrigues Alves, em 2002 e 2003, a evasão escolar foi de apenas 0,4%.

Alckmin também ressaltou a importância da qualidade da escola pública do Estado. “Na avaliação feita por uma instituição externa nos 27 estados brasileiros, São Paulo foi o que mais se destacou em termos de crescimento e também em relação à redução da evasão escolar”. Ele afirmou que está sendo feito um grande esforço para capacitação dos professores e citou a Rede do Saber, teleconferências, videoconferências e a Teia do Saber. Alckmin também falou sobre a importância do programa Escola da Família, que abre as escolas nos finais de semana e feriados à comunidade, com educadores profissionais e voluntários. “O esporte, a arte e a música melhoram o aprendizado e a auto-estima da criança e dos nossos jovens”.

André Muniz