Alckmin entrega mais 120 moradias populares em Osasco

Moradias foram construídas em sistema de mutirão

sáb, 14/12/2002 - 14h54 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou neste domingo, dia 14, mais 120 moradias do Conjunto Habitacional Osasco F, construído em sistema de mutirão pela Associação das Famílias do Conjunto Residêncial I de Maio. Por esse sistema, a prefeitura dá o terreno e o Governo do Estado fornece cestas de materiais para a construção. Os proprietários que ganham até um salário mílimo pagam R$ 30 de prestação.

Durante a cerimônia, o governador parabenizou as mulheres pelo sucesso do empreendimento. ‘Não tem mutirão se não tiver mulher, porque elas são a força desse trabalho’. Alckmin anunciou que Osasco vai ter mais 1.830 moradias, sendo 1.150 já em obras por Empreitada Global, 480 em sistema de mutirão e 200 outros, já prontos, que serão reformados. ‘Existe em Osasco um ‘esqueleto’ de prédio cujas obras se encontram paralisadas há 30 anos. A CDHU vai comprar, reformar e sortear para outras famílias’.

Após informar que, a pedido da associação, os apartamentos entregues hoje só começam a ser pagos a partir de março de 2003, o governador ressaltou a importância dos pagamentos em dia, esclarecendo que três vezes por mês, a CDHU realiza um sorteio entre os proprietários e que aqueles que estiverem com as prestações em dia, além de terem seus imóveis quitados, ainda concorrerão ao sorteio de prêmios em dinheiro. ‘As pessoas que pagam em dia, o Estado arrecada dinheiro e consegue construir mais moradias, dando oportunidade para todos’, finalizou o governador

Alckmin lembrou que a partir de janeiro estará sendo executado o Programa Pró-Lar, que vai repassar recursos de até R$ 5 mil para aqueles proprietários que construíram sua casa e não conseguiram terminar. ‘As vezes as pessoas constróem sua casa e fica faltando uma laje, por exemplo. Por meio desse programa, o Estado possibilitará o término da moradia’.

O secretário da Habitação, Francisco Prado, felicitou os novos proprietários dizendo que o mérito dessa vitória é só deles, e que esses 120 apartamentos entregues hoje se inserem no conjunto de 70 mil moradias, que serão construídas por determinação do governador Geraldo Alckmin.

Representando o prefeito Celso Giglio, o vice-prefeito de Osasco, Ângelo Nelli, elogiou a administração de Alckmin. ‘Esse homem trabalha em silêncio, inclusive nos finais de semana para trazer melhor qualidade de vida à população carente de todo o Estado de São Paulo’. Nelli assegurou que o asfalto em frente ao Conjunto será feito pela Prefeitura de Osasco. ‘É o mínimo que a prefeitura pode fazer para agradecer todo o esforço do governador Alckmin’.

Ercília Della Mea / Macedo Júnior