Alckmin entrega ‘Infocentro Espaço da Juventude’ no Centro da Capital

Unidade de acesso grátis à internet deverá receber cerca de 22,5 mil pessoas por mês

qua, 14/01/2004 - 17h01 | Do Portal do Governo


A cidade de São Paulo ganhou, nesta quarta-feira, dia 14, mais uma unidade comunitária de acesso gratuito à internet, o Infocentro Espaço da Juventude. Localizado no hall de entrada do prédio da Secretaria Estadual da Juventude, Esportes e Lazer, que fica na região central da Capital, o espaço inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin deverá atender cerca de 22,5 mil pessoas por mês. “O Infocentro ajuda as pessoas a entrarem no mundo da informática. Isso é empregabilidade”, ressaltou Alckmin.

O novo espaço conta com 38 computadores, dois servidores, impressora, webcam (câmera de computador), scanner, gravador de CD e nove funcionários contratados para auxiliar os usuários. De acordo com o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, o Infocentro recebeu no último mês, quando ficou aberto ao público para testes, cerca de sete mil pessoas.

“Conversei com algumas pessoas que já estavam aqui e a maioria veio pelo emprego. Ou as pessoas usam o computador para se inscrever para oportunidade de emprego, ou mandam currículo, ou tentam se inscrever em algum curso de capacitação profissional”, observou o governador. Ele enfatizou que a maioria das inscrições para o concurso de soldado da Polícia Militar está chegando pela Internet.

Alckmin também destacou a localização do novo espaço. “No centro da cidade circula muita gente. Quando as pessoas ficam sabendo que aqui tem Acessa São Paulo, elas usam o serviço”, disse.

Os Infocentros, unidades equipadas com computadores, demais acessórios e monitores treinados para orientar o uso gratuito dos computadores pela população, fazem parte do programa Acessa São Paulo. O objetivo é reduzir a exclusão digital, permitindo que as pessoas, principalmente as de baixa renda, conheçam e saibam usar a nova tecnologia.

Desde de o lançamento do programa, no ano 2000, foram realizados 5,5 milhões de atendimentos. Além disso, 21 mil pessoas fizeram cursos à distância e foram desenvolvidos, nesse período, 34 sites comunitários.

Com a entrega do Infocentro Espado da Juventude, o Estado de São Paulo passa a contar com 139 unidades de acesso gratuito à internet, sendo 72 na Capital, três na Grande São Paulo e 64 no Interior.

Outras cinco unidades de acesso grátis à internet estão em fase de implantação no Interior, nos municípios de Santana da Ponte Pensa, Arealva, Jacupiranga, Sumaré e Caraguatatuba.

Os Infocentros são instalados em locais com grande fluxo de pessoas, como estações do Metrô, postos do Poupatempo ou prédios comerciais da região da Capital paulista; ou em sedes de entidades comunitárias, como associações de moradores, amigos de bairro, etc.

Cíntia Cury