Alckmin entrega Galpão de Agronegócios em Pereira Barreto

Governador também assinou convênio para incentivo a produtores rurais na preservação de microbacias

qua, 29/12/2004 - 13h00 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin visitou, nesta quarta-feira, dia 29, o município de Pereira Barreto, onde entregou o Galpão de Agronegócios da cidade e assinou convênio estabelecendo subvenções e incentivos aos produtores rurais para preservação das microbacias que abastecem o Rio Tietê, dentro do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. Ele também anunciou obras de recuperação de rodovias e entregou equipamentos de informática e duas máquinas de plantio direto para associações rurais da região.

‘Este é mais um dos 70 Galpões de Agronegócios que serão instalados no Estado. Coberto e fechado, funciona como uma incubadora de micro e pequenas empresas que agregam valor à produção rural, melhorando a renda dos pequenos agricultores. A agricultura brasileira vai muito bem, gerando superávit para o País, mas o pequeno agricultor tem baixa renda. O caminho para aumentar sua renda é melhorar as condições do solo e agregar valor à produção’, disse Alckmin.

O Galpão de Agronegócios é um programa que consiste em duas fases. A primeira é o repasse do valor do convênio e a construção do galpão, sob a responsabilidade da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Na segunda fase, cabe às prefeituras a instalação das agroindústrias sob a supervisão e orientação técnica da Secretaria. Com o recebimento do galpão, as prefeituras devem realizar uma licitação para escolha das empresas que irão se instalar, instituir um gestor para o galpão e a Secretaria participa somente com o apoio técnico, caso necessário.

Com o de Pereira Barreto, já são sete Galpões de Agronegócios instalados. Os outros municípios beneficiados são Caçapava, Piedade, Vargem, Socorro, Matão e Limeira. A previsão é a construção de 70 galpões, com investimento total de R$ 18,8 milhões por parte do Estado. As prefeituras doam o terreno e fornecem a infra-estrutura básica. Os galpões têm estrutura metálica com cobertura, vedação lateral, sanitários, piso em concreto polido e área de mil metros quadrados.

Também participaram do evento os secretários estaduais Duarte Nogueira (Agricultura e Abastecimento), Dario Rais Lopes (Transportes), Mauro Bragato (Habitação), o prefeito de Pereira Barreto, Dagoberto de Campos, prefeitos da região e dirigentes de associações e sindicatos rurais.

Macedo Júnior

Leia mais:

  • Proteção de Microbacias
  • Recuperação de Rodovias
  • Informatização de Associações Rurais