Alckmin entrega a 16ª Delegacia Participativa de São Paulo

O 30º Distrito Policial passa a oferecer mais segurança e alto padrão de qualidade no atendimento à população

qui, 22/04/2004 - 14h57 | Do Portal do Governo


O 30º Distrito Policial, localizado no Tatuapé, Zona Leste da Capital, passa a oferecer atendimento de alto padrão de qualidade à população a partir dessa quinta-feira, dia 22. A unidade foi restaurada, informatizada e transformada em Delegacia Participativa, a exemplo de outros 15 distritos já entregues. A inauguração do novo prédio foi feita pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho.

As Delegacias Participativas são mais seguras do que os distritos comuns, pois não abrigam presos em carceragens. No passado, 160 pessoas chegaram a ficar detidas nas celas do 30º DP, aumentando a sensação de insegurança na vizinhança, que temia por fugas e rebeliões. “Até o fim de abril, outras cinco delegacias serão inauguradas neste modelo, nos bairros de Santa Cecília, Vila Santa Maria, Jabaquara, Jardim dos Ipês e Itaquera”, destacou Alckmin. Além dessas, 70 prédios de delegacias civis estão sendo reformados.

As pessoas que se dirigem às delegacias participativas recebem serviço de pré-atendimento, no qual é realizada uma triagem e o encaminhamento aos diversos setores, de acordo com o teor de cada queixa. Isso reduz o tempo de espera e as filas. Também há entradas separadas para o público em geral e para os detidos em flagrante, evitando o contato entre infratores e a população.

As vítimas de seqüestro ou violência sexual e pessoas portadoras de deficiências recebem atendimento especial. Outra diferença é a presença de estagiários de serviço social e direito nas delegacias participativas. Todos que trabalham nessas unidades recebem treinamento específico. Delegados, escrivães e investigadores têm 20 horas de treinamento e os estagiários passam por 32 horas de curso.

O secretário Saulo de Castro lembrou que o nome “Delegacia Participativa” foi dado devido às parcerias com a comunidade. A reforma do 30º DP contou com a participação da Associação Abraços da Paz, além de diversas doações da população. “A melhor maneira para aprimorar a segurança é o entrosamento entre Polícia e sociedade”, observou.

As 15 Delegacias Participativas já instaladas no Estado são: 15º DP de Itaim Bibi, 24º DP de Ponte Rasa, 36º DP da Vila Mariana, 93º DP do Jaguaré, 95º DP de Heliópolis, 96º DP da Cidade Monções, 9º DP do Carandiru; além das unidades de São Bernardo do Campo (1º e 3º DPs), 2º DP de Santo André, 5º DP de Campinas e delegacias de Sorocaba, São José dos Campos, Piracicaba e Jundiaí.

Rogério Vaquero