Alckmin entrega a 107ª Escola Técnica Estadual no município de Taubaté

Foram entregues também 18 viaturas para a Polícia Civil

sáb, 26/03/2005 - 13h43 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou à população de Taubaté, na região do Vale do Paraíba, a 107º Escola Técnica Estadual (ETE) que terá cursos de Administração e Informática para 200 alunos. A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã deste sábado, dia 26. Foram entregues também 18 viaturas para a Polícia Civil da região.

Na construção da escola foram investidos mais de R$ 396 mil em infra-estrutura física e acadêmica, em parceria com a prefeitura de Taubaté. A superintendente Centro Estadual de Educação Tecnológica ‘Paula Souza'(Ceeteps), Laura Laganá, ressaltou a importância da parceria entre o Estado e o município. ‘Foi devido ao interesse do prefeito que em menos de um ano conseguimos colocar esta unidade em funcionamento,’ destacou.

O prédio da escola conta com nove salas de aula e dois laboratórios de informática, sala de vídeo, sala de professores, entre outras dependências, em 1.084,73 m2 de área construída.

Alckmin parabenizou o trabalho Ceeteps e pediu que o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto (PSDB), faça uma pesquisa nas indústrias das cidades vizinhas. ‘Quero que verifiquem qual qualificação profissional as empresas da região estão precisando para escolhermos um curso e implantar a primeira unidade da Fatec, no município’.

Ele lembrou ainda que no próximo mês retorna a Taubaté para assinar o contrato de tratamento de esgoto dos municípios de São José dos Campos, Campos do Jordão, Taubaté e Tremembé, no valor de R$ 200 milhões.

E anunciou também que em maio começa a abertura de licitação das obras de melhoramentos da Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), no trecho que liga Taubaté até a serra. As obras já estão previstas no contrato com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

Segurança

Com a participação do secretário de Segurança, Saulo de Castro Abreu, o governador entregou 18 viaturas para a Polícia Civil da região. Os municípios beneficiados foram: Taubaté (2 viaturas), Cruzeiro (2), Guaratinguetá (2), Jacareí (2), São José dos Campos (8), e São Sebastião (2).

As viaturas fazem parte de um conjunto de ações do Governo Estadual para combater a criminalidade e aumentar a segurança das cidades paulistas. ‘Estamos enviando 80 novos investigadores para o Vale do Paraíba, além de novos delegados que estão chegando’, informou Alckmin.

Segundo ele, a lotação dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Taubaté e São José dos Campos serão resolvidas com a construção da nova unidade prisional em Caraguatatuba. A idéia é manter os criminosos do Litoral em sua própria região.

Alckmin destacou a criação das 10 mil novas vagas para o sistema penitenciário e afirmou ainda que São Paulo é o Estado que mais investe em segurança no País. ‘Nos últimos 105 anos o Governo Federal abriu 18 mil vagas enquanto no últimos 10 anos o Governo paulista criou 54 mil.’

Estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades.

Fernanda Canto/Cristiano Matsuda