Alckmin entrega 57 viaturas policiais para o Vale do Paraíba

Dezoito municípios da região foram beneficiados

qua, 19/01/2005 - 12h41 | Do Portal do Governo


A área de segurança pública no Vale do Paraíba ganhou um reforço policial. Nesta quarta-feira, dia 19, o governador Geraldo Alckmin entregou na cidade de Pindamonhangaba, 57 viaturas policiais, sendo uma para a Polícia Científica, que serão repassadas para 18 municípios da região.

Alckmin informou que os veículos foram comprados de duas formas: pelo Pregão Presencial e pela Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), o que possibilitou o Governo obter uma economia de 27% em relação aos preços praticados pelo mercado. Com a renovação da frota policial promovida pelo Governo, 100% dos veículos da polícia rodoviária já foram trocados. “O carro mais velho tem dois anos e meio de uso. Quase todos os veículos das polícias militar e civil também já foram renovados”, acrescentou o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho.

Em fevereiro, o Governo vai entregar 426 novos carros para a Polícia Civil em todo o Estado, dos quais 234 são modelo Palio e 192 peruas blazer.

Alckmin fez um balanço da queda da violência na região. Comparando os anos de 2004 a 2003, o número de homicídios em São José dos Campos caiu 15%. Em Pindamonhangaba, o mesmo tipo de ocorrência teve uma queda de 47%, o número de furtos caiu em 21% e de roubo em 28%.

A região também será beneficiada com o aumento do efetivo policial. Atualmente, existem equipes de forças táticas em quatro municípios. Com a redistribuição, mais oito cidades do Vale do Paraíba terão este tipo de policiamento.

O secretário de Segurança Pública explicou que, com a redistribuição do efetivo, alguns municípios vão receber mais policiais, mas nenhum vai perder os homens que já tem. “Nós realocamos as vagas que não estavam preenchidas”, informou.

Viaturas policiais

As viaturas policiais serão repassadas para os seguintes municípios: Pindamonhangaba (5); Aparecida (3); Caçapava (3); Cachoeira Paulista (1); Campos do Jordão (3); Caraguatatuba (4); Cruzeiro (3); Cunha (1); Guaratinguetá (4); Ilha Bela (1); Jacareí (4); Lorena (2); Paraibuna (1), Piquete (1); São José dos Campos (14); São Sebastião (2); Tremembé (1); Ubatuba (3).

Cíntia Cury/Valéria Cintra