Alckmin entrega 153 moradias no Jardim Pantanal, na capital

nd

sáb, 25/08/2001 - 13h21 | Do Portal do Governo


Quando completo, projeto de urbanização vai beneficiar cerca de sete mil pessoas que vivem em áreas com risco de enchente

O Governo do Estado está realizando um dos maiores projetos de urbanização da América Latina no Jardim Pantanal, na zona Leste da Capital, com a construção de 1.193 unidades habitacionais, que vão abrigar cerca de sete mil famílias que hoje vivem em áreas com risco de enchente. Neste sábado, dia 25, o governador Geraldo Alckmin entregou as primeiras 153 casas do empreendimento. São sobrados construídos com possibilidade de ampliação.

Alckmin disse que esse é um projeto muito bonito pois busca resolver três problemas: as enchentes, a falta de moradia e a geração de empregos. Ele explicou que essa área está localizada numa bacia hidrográfica e quando o rio Jacuí inunda coloca em risco a vida das pessoas. “Quando toda a população for retirada dessa área para as novas casas o Estado vai canalizar o rio e construir um piscinão”, informou.

Quanto às moradias, o governador disse que as casas vão reduzir o déficit habitacional e que o conjunto vai contar com toda infra-estrutura com água tratada, esgoto, energia elétrica, sarjetas e pavimentação. Em relação a geração de emprego, lembrou que as obras de construção civil empregam muitas pessoas da comunidade.

Maria de Lourdes da Silva Souza estava muito feliz por receber as chaves de sua nova casa. Ela disse que já tinha sofrido demais com as enchentes e que vai se mudar já na próxima terça-feira. “A casa é boa e vai melhorar a minha vida porque ela nova, gostosa e aconchegante”, comemorou. O governador disse que o aluguel na região custa em média R$ 250 e que as prestações das novas casas serão de apenas R$ 27.

O secretário da Habitação, Francisco Prado, informou que a pavimentação do conjunto vai estar pronta dentro de 15 dias e que essa obra foi um desafio comprado pelo Governo do Estado porque o Jardim Pantanal é uma verdadeira cidade. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), responsável pelo projeto, Luiz Antônio Pacheco, disse que o governador pediu que além da construção de casas a empresa desse prioridade para a reurbanização de áreas degradadas. “Esse é um projeto ambicioso que está tirando as famílias de uma situação de total desconforto. Até o final de 2002 esperamos atender sete mil pessoas”.

Segurança, educação e saúde

O governador também anunciou que o Governo do Estado está tomando medidas para beneficiar a população da região nas áreas da Segurança Pública, Educação e Saúde. O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, Cel. Ademir, disse que uma Base Móvel da Polícia Comunitária vai operar no arredores do conjunto e que já está em estudo a instalação de um posto policial no local. “Estamos dando uma atenção especial ao Jardim Pantanal”, observou.

Alckmin informou também que será construída uma escola com 15 salas de aula que será uma das maiores da região. Atualmente, funciona no local uma unidade provisória, a Escola Parque Ecológico, que atende 650 alunos. Segundo seu diretor, Manuel Cláudio do Nascimento, a escola foi feita para funcionar apenas um ano, mas já está sendo utilizada há três. O governador disse ainda para a população que já solicitou para a Secretaria da Saúde incluir os moradores do novo conjunto habitacional para serem atendidos pelo Qualis, Programa Médico da Família, que funciona no bairro.

Rogério Vaquero / Simão Molinari