Alckmin entrega 14 quilômetros de duplicação da Rodovia Alexandre Balbo em Ribeirão Preto

Trabalho executado pela concessionária Vianorte trará mais segurança e facilidade para moradores e empresas

sáb, 13/11/2004 - 16h32 | Do Portal do Governo


Neste sábado, dia 13, o governador Geraldo Alckmin visitou a cidade de Ribeirão Preto, onde entregou a duplicação de 14 quilômetros da rodovia Alexandre Balbo (SP-328), também conhecida como Contorno Norte de Ribeirão Preto. Os serviços foram executados entre os quilômetros 323 e 337. Foram implantadas duas faixas de rolamento, com 3,6 metros cada; acostamento de 2,5 metros; e faixa de segurança de 1 metro. Também foram construídos um dispositivo de retorno (km 329), e cinco dispositivos de acesso (km 326; km 330; km 332; km 334; km 335).

Alckmin também participou da inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária Vianorte. O CCO está instalado no km 323 da SP-322, em Sertãozinho. Na primeira fase, o CCO começa a funcionar com 9 monitores de tevê, 9 câmeras de circuito fechado de tevê e 40 call box (telefones de emergência). Numa segunda etapa, serão 9 monitores, 10 câmeras, 304 call box, 6 painéis de mensagens variáveis e 4 sensores de tráfego.

As obras foram executadas por meio do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e vão oferecer maior segurança e fluidez aos sistemas viários de acesso à cidade.

Os serviços vão beneficiar os 536 mil habitantes de Ribeirão Preto e os seis mil veículos que trafegam diariamente pela rodovia. Iniciada em abril de 2001 com término em agosto de 2004, durante sua execução foram gerados 800 empregos diretos.

O governador destacou que, com a duplicação da rodovia Alexandre Balbo, Ribeirão Preto passa a ser a primeira cidade paulista a ter um anel viário completo e totalmente duplicado.

Ele percorreu um trecho do anel viário e percebeu que dos dois lados da rodovia existem muitas empresas instaladas. ‘O que mostra a necessidade desta duplicação e a importância que vai ter para a logística da cidade’, afirmou, ressaltando que quem gera empregos é a iniciativa privada.

Segundo o governador, a obra deverá atrair mais empresas para a região, gerando mais emprego e renda.

O secretário Dario Rais Lopes, dos Transportes, destacou que o anel viário significa redução de tempo e de custo para as empresas, tornando os produtos mais baratos e, conseqüentemente, mais competitivos.

O Contorno Norte de Ribeirão Preto foi executado pela concessionária Vianorte, que investiu R$ 40 milhões provenientes da receita de pedágio, aporte dos acionistas da concessionária e por meio de financiamento do BNDES.

Centro de Controle Operacional

Com a inauguração do Centro de Controle Operacional da Vianorte, a Rodovia Anhangüera passa a ser totalmente monitorada, desde a divisa com Minas Gerais até a cidade de São Paulo. ‘É o conceito de rodovia viva, com atendimento ao usuário, segurança, callbox e trabalho de guincho’, destacou o governador.

Para ele, com as obras entregues hoje e outras em fase de conclusão – como a duplicação da rodovia Atílio Balbo até Bebedouro e Jaboticabal, prevista para 2006; a entrega do anel viário da Rodovia dos Bandeirantes, que deverá ser concluída até fevereiro do ano que vem; o gasoduto Bolívia-Brasil; o novo trevo com a avenida João Fiuza, que está sendo iniciado e é um importante acesso à cidade; e o aeroporto internacional de carga, que terá um terminal alfandegado construído em parceria com a iniciativa privada – Ribeirão Preto passa a contar com um forte modal de transporte e se transforma num grande pólo de desenvolvimento do Brasil.

O secretário dos Transportes disse que Ribeirão Preto é a primeira cidade a ter um aeroporto administrado pela iniciativa privada, por sistema de concessão.

Ele informou que a concessionária, responsável pelas obras de melhorias no aeroporto e construção do terminal alfandegado, vai investir R$ 15 milhões em vez dos R$ 3 milhões inicialmente previstos em contrato. A posição foi tomada pela empresa após realização de estudos econômicos que apontaram a importância que o aeroporto terá para o tráfego de cargas regional e nacional.

Concessões beneficiam Estado e Prefeituras

Alckmin defendeu o sistema de concessão de rodovias adotado no Estado de São Paulo.

Ele lembrou que das 20 estradas consideradas as melhores do Brasil, 19 estão no Estado de São Paulo e muitas delas são administradas por concessionárias. Além disso, as concessões geram receita para os municípios, na forma de Impostos Sobre Serviços (ISS).

Ribeirão Preto, por exemplo, recebeu R$ 3,1 milhões em impostos pagos pela Vianorte. Os 16 municípios cortados por rodovias administradas pela Vianorte receberam quase R$ 20 milhões, no total. Em todo o Estado, as concessionárias pagaram R$ 320 milhões em impostos para as prefeituras.

‘São recursos que estão ajudando a melhorar a qualidade de vida da nossa população. Isso significa mais creches, escolas, postos médicos e asfalto’, afirmou.

O Governo do Estado também tem participação na receita das concessionárias. Os recursos provenientes dos 3 mil km de estradas pedagiadas é usado para ampliar e fazer a manutenção dos outros 30 mil km de estradas sem pedágio.

‘É um modelo inteligente, que permite a ampliação da infra-estrutura’, enfatizou. Em sua opinião, é preciso atrair o setor privado para ser parceiro do Estado na área de infra-estrutura e logística, de modo a evitar gargalos no desenvolvimento econômico do País.

Vianorte

Cerca de 12 mil veículos, em média, passam diariamente pelas rodovias administradas pela Vianorte. O dado é do presidente da empresa, Zelman Curi.

Segundo ele, de 1998 – quando a empresa assumiu a rodovia – até agora, com todas as obras previstas no contrato de concessão, atingiu-se redução de mais de 50% no índice de mortes e acidentes no trecho da Anhangüera administrado pela Vianorte.

‘É uma área dotada de alta tecnologia para monitorar a rodovia em todos os aspectos: imagens, telefones (colocados a cada quilômetro, dos dois lados da pista) e sensores de tráfego’, explicou.

‘O grande objetivo é a prevenção, permitindo que se chegue mais cedo aos acidentes e que se possam direcionar os recursos medicos ou mecanicos para prestar atendimento mais rapido, aumentando as chances de êxito’, ressaltou.

A concessionária Vianorte administra 237 km de rodovias na região de Ribeirão Preto, desde março de 1998. Já investiu R$ 241 milhões no conjunto de rodovias. Realizou 41 km de duplicação; 397 km de recapeamento; 13 km de marginais; 91 km de acostamento; 20 dispositivos de retornos e acessos; 3 passarelas; e 39 pontes e viadutos.

Em operação rodoviária já atendeu 175 mil usuários em seis anos. Os acidentes foram reduzidos em 7%, o número de feridos em 12% e o número de mortes em 23%. A concessionária destinou R$ 19,7 milhões para os 16 municípios do trecho de concessão. Para a cidade de Ribeirão Preto foram R$ 3,1 milhões. As campanhas de saúde atenderam 7,9 mil motoristas e os programas de educação beneficiaram 141 mil alunos de 112 escolas e dois municípios.

A concessionária Vianorte administra 237 km de rodovias na região de Ribeirão Preto, desde março de 1998. Já investiu R$ 241 milhões no conjunto de rodovias. Realizou 41 km de duplicação; 397 km de recapeamento; 13 km de marginais; 91 km de acostamento; 20 dispositivos de retornos e acessos; 3 passarelas; e 39 pontes e viadutos.

Em operação rodoviária já atendeu 175 mil usuários em seis anos. Os acidentes foram reduzidos em 7%, o número de feridos em 12% e o número de mortes em 23%. A concessionária destinou R$ 19,7 milhões para os 16 municípios do trecho de concessão. Para a cidade de Ribeirão Preto foram R$ 3,1 milhões. As campanhas de saúde atenderam 7,9 mil motoristas e os programas de educação beneficiaram 141 mil alunos de 112 escolas e dois municípios.

Cíntia Cury