Alckmin enfatiza necessidade de se investir no transporte de massa

Governador vistoriou obras de interligação das estações Brás-Luz-Barra Funda da CPTM

qui, 04/04/2002 - 13h16 | Do Portal do Governo

Após vistoria realizada na manhã desta quinta-feira, dia 4, nas obras que estão sendo realizadas na Estação da Luz para adaptá-la ao Projeto Integração Centro, o governador Geraldo Alckmin enfatizou a necessidade de se investir no transporte de massa. ‘São Paulo não pode mais investir no transporte individual, senão a cidade infarta. Tem que se investir no transporte coletivo de alta capacidade e qualidade’. Ele também disse que a recuperação dos 270 quilômetros da malha ferroviária da CPTM é fundamental para a boa qualidade do transporte metropolitano.

A partir de setembro, os usuários dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos serão beneficiados com a entrega da primeira etapa do Projeto Integração Centro, que cria uma interligação entre as estações Brás, Luz e Barra Funda.

A Estação da Luz está passando por ampla reforma, com a construção de mezaninos, plataformas, escadas rolantes e elevadores. Por ser um bem tombado pelo patrimônio histórico, todas as intervenções exigem minuciosa adequação arquitetônica e estrutural. O projeto prevê também a restauração do edifício, que terá de volta suas características originais, e vai abrigar um Centro de Língua Portuguesa.

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, acredita que com a modernização das linhas, o sistema deverá ganhar novos usuários, atraídos pelas melhorias que estão sendo incorporadas.

Valéria Cintra / Luiz Roberto Kamide