Alckmin enfatiza necessidade de divulgação das ações governamentais na prestação de contas à populaç

Governador realizou a palestra de abertura do 1º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público

ter, 07/08/2001 - 12h52 | Do Portal do Governo


Governador realizou a palestra de abertura do 1º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público

A necessidade de democratizar o acesso às informações governamentais é um dos tópicos de destaque do 1º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, que acontece entre hoje e amanhã no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento foi aberto nesta terça-feira, dia 7, pelo governador Geraldo Alckmin, com uma palestra sobre Democracia, Sociedade e Cidadania.

Alckmin reforçou a tese de que o governo deve trabalhar em parceria com a sociedade. “O grande desafio é procurar maneiras para interagir com a população. É preciso divulgar as ações governamentais, prestar contas. Mas também é necessário ouvir o que a sociedade tem a dizer”, observou. Segundo ele, quando o governo está próximo do povo é possível cometer menos erros.

Os avanços tecnológicos na área da comunicação estão permitindo ao governo ampliar esta interação. O surgimento da internet possibilitou a criação de um novo canal de contato, pelo qual o governo divulga sua agenda, seus decretos e ações, e a sociedade pode enviar propostas, críticas e sugestões.

O governador destacou que é essencial fazer uso dos meios modernos de comunicação, mas de maneira responsável e com bom senso. “É comum que a situação considere que o governo não está comunicando bem os seus atos, enquanto que a oposição acha exatamente o contrário, que o governo está gastando muito em publicidade. Por isso, o importante é manter a razoabilidade”, argumentou.

Ele lembrou que há poucos dias o site de notícias do Governo do Estado de São Paulo foi alvo de uma liminar da Justiça, que determinava a retirada das fotos e do nome do governador do ar. “Procurei a Procuradoria Geral do Estado para me informar se estávamos agindo errado e eles me disseram que não, desde que fosse mantido o princípio da razoabilidade”, explicou. Ele destacou que outros governos e prefeituras também fazem uso desse veículo, independente do partido político. “É preciso divulgar as ações com transparência e informações corretas, mas sem transformar o meio em palanque eleitoral.”

Após a abertura, o Congresso teve prosseguimento com palestras sobre “Como obter um salto de qualidade na comunicação interna dentro do serviço público”; “O poder público e a comunicação cidadã – o que a sociedade brasileira quer de seus comunicadores” e “Comunicação e o sistema penitenciário brasileiro”. De acordo com o presidente do 1º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, Miguel Jorge, o evento terá um amplo programa, com trinta painéis em discussão. “Serão debatidos assuntos do maior interesse para toda a sociedade”, comentou.

Miguel Jorge citou alguns outros temas que serão objetos de reflexão dos congressistas durante estes dois dias, como a qualidade da comunicação interna no serviço público; o poder público e a comunicação cidadã; jornalismo e informação do serviço público; a fronteira entre a transparência e o jogo do poder; e a democratização da informação.

Alckmin ressaltou a honra de sediar um evento de grande importância para a democracia. “Poucas atividades humanas exigem nível de responsabilidade tão grande do que comunicar. Principalmente quando se trabalha com um dinheiro que não é seu, mas do povo”, afirmou.

Rogério Vaquero


Foto e – Governador Geraldo Alckmin, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado, Sérgio Kobayashi, e jornalista Miguel Jorge, presidente do congresso

Foto d – Governador Geraldo Alckmin, secretário estadual de Comunicação, Osvaldo Martins, e jornalista Miguel Jorge, presidente do congresso

Foto c – Jornalista Miguel Jorge, presidente do congresso, Governador Geraldo Alckmin e secretário estadual de Comunicação, Osvaldo Martins

Foto a – Governador Geraldo Alckmin discursa na abertura do evento