Alckmin encerra 46º Congresso Estadual de Municípios

Evento foi realizado na cidade de Serra Negra

sáb, 23/03/2002 - 14h15 | Do Portal do Governo


Terminou neste sábado, dia 23, o 46º Congresso Estadual de Municípios, realizado durante toda esta semana, na cidade de Serra Negra. A sessão solene de encerramento foi presidida pelo governador Geraldo Alckmin, no Centro de Convenções. A cerimônia contou com a participação de mais de 500 prefeitos, presidente da Assembléia Legislativa, Valter Feldman, vereadores, representantes municipais, parlamentares das bancadas estadual e federal entre outras autoridades.

O presidente Associação Paulista de Municípios (APM) , Celso Giglio, entregou ao governador a ‘Carta de Serra Negra’, contendo as principais propostas resultantes dos debates realizados durante o congresso, promovido pela APM. Ele destacou que o evento reuniu todas as siglas partidárias e correntes políticas.

As áreas da saúde, educação e segurança tiveram destaque nas discussões. Celso elogiou a atuação do Estado e da União no setor de saúde, lembrando algumas ações desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida da população, como ampliação de leitos com a inauguração de hospitais e remédios ao alcance da comunidade.

Na questão da segurança, o presidente da APM defendeu a união de esforços no combate à criminalidade. ‘Os municípios estão dispostos a trabalhar junto com as polícias Civil e Militar para ajudar a combater a violência’, afirmou Giglio. Ele destacou que os prefeitos também discutiram a reforma agrária, sistema prisional e demais problemas comuns que afligem os municípios paulistas.

Violência e desenvolvimento foram os principais tópicos da ‘Carta de Serra Negra’. Segundo o governador Geraldo Alckmin estes dois temas são complementares. Ele lembrou que o Governo do Estado já vem realizando uma série de ações na área da segurança pública. ‘Em 1995, o Estado contava com 74 mil policiais militares. Hoje são 85 mil. E em breve mais de 600 homens vão passar a integrar os quadros da PM’, informou.

Ele lembrou que o Estado está contratando seis mil jovens para atuar no trabalho administrativo da polícia, permitindo a liberação de policiais para o trabalho nas ruas. ‘Além de dar oportunidade de trabalho a esses jovens, o policiamento terá um reforço de seis mil policiais’, disse o governador. ‘Ontem a polícia prendeu 15 integrantes de uma quadrilha de seqüestradores. E na madrugada de hoje, foram presos mais cinco seqüestradores’, anunciou.

Alckmin enumerou outras medidas neste setor, como a contratação dos quatro mil guardas de muralha, a ampliação do Infocrim e das vagas nos presídios. ‘A Polícia está cada vez mais bem treinada e equipada, com mais viaturas, coletes e armas’, afirmou.

O governador também defendeu o outro tópico da ‘Carta de Serra Negra’. ‘Precisamos caminhar pelas trilhas do desenvolvimento’. Ele disse que a administração estadual tem realizado uma série de ações em prol do desenvolvimento do Estado. Ele destacou a entrega de Patrulhas Agrícolas para melhorar as condições das estradas, facilitar o escoamento da produção no Interior e fortalecer os laços entre os municípios.

Para gerar emprego e renda, o Estado investido no setor turístico e instalado o Programa de Crédito Popular. Mais conhecido como Banco do Povo Paulista, esta iniciativa disponibiliza linhas de financiamento, sem burocracia e a juros baixos, para quem quer abrir ou incrementar o próprio negócio. E falou sobre a criação da Agência de Fomento do Estado, que vai trabalhar na captação de investimentos privados, uma vez que São Paulo tem a melhor infra-estrutura e logística.

Ele encerrou lembrando a importância da participação dos municípios neste processo de desenvolvimento. ‘Os municípios são sempre grandes parceiros nesta empreitada’, finalizou.

Cíntia Cury