Alckmin encaminha ao BID financiamento para Linha 4 do Metrô

Outro importante projeto abordado na reunião é o que contempla a região de mananciais e envolve, além do Governo do Estado, as prefeituras da Capital

qua, 11/06/2003 - 21h00 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, dia 11, em Washington, onde está mantendo contatos com vistas a atrair investimentos e financiamentos para o Estado, que até o final deste mês deverão ser abertas as propostas financeiras das obras relativas à Linha 4 do Metrô, que começa na Estação da Luz e termina em Vila Sônia, na capital. “Esta é a linha da integração, porque ligará as linhas 1, 2 e 3 do Metrô com a rede de trens urbanos. São 11 estações a um custo de U$ 1,2 bilhão, com financiamento do Banco Mundial, do JBIC, órgão de financiamento do governo japonês, do Tesouro paulista e também da iniciativa privada”, disse Alckmin, que acrescentou: “Teremos a participação de consórcios de vários países nesta que é uma das grandes obras hoje no mundo”. Ele observou ainda que, se não houver nenhum problema de ordem jurídica, dentro de 90 dias os contratos começarão a ser assinados.

Outro importante projeto abordado na reunião com representantes do Bid, segundo o governador, é o que contempla a região de mananciais e envolve, além do Governo do Estado, as prefeituras da Capital, São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema. “São US$ 180 milhões em financiamento do Banco Mundial, com igual contrapartida dos tomadores, para o projeto de recuperação de mananciais, visando à coleta de esgoto na região das represas de Guarapiranga e Billings, urbanização de áreas de favelas e recomposição de matas ciliares”, explicou Alckmin.

O governador reuniu-se hoje, em Washington, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e participou ainda do Latin American Leadership Forum, onde proferiu palestra na qual destacou as oportunidades de investimento e as obras de infra-estrutura no Estado. “Fiz uma exposição sobre 18 projetos, mostrando a importância econômica de São Paulo e as oportunidades que se abrem para investimentos nas mais diversas áreas”.

Amanhã, ele fará uma exposição na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, manterá contatos com autoridades do governo americano e do Banco Mundial (BIRD) e no início da noite embarcará para Nova York, onde na sexta-feira, entre outras atividades, fará palestra no Conselho das Américas.