Alckmin empossa Luciana Temer Castelo Branco, secretária de Juventude, Esporte e Lazer

nd

seg, 01/07/2002 - 13h50 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin empossou nesta segunda-feira, dia 1º, a nova secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Luciana de Toledo Temer Castelo Branco. A cerimônia foi realizada em seu gabinete no Palácio dos Bandeirantes. Ela já trabalhava como adjunta do secretário Gabriel Chalita, desde outubro do ano passado, e anunciou a criação das Casas da Juventude que têm como objetivo sistematizar e concentrar as políticas públicas do Governo ligadas à juventude e que estão em andamento em várias secretarias.

O projeto-piloto está sendo desenvolvido junto à comunidade de Heliópolis, Zona Sudeste da Capital. Para a construção da unidade, a secretária estima que sejam desembolsados R$ 180 mil e que até o final do ano a obra esteja concluída.

“Vamos tentar concentrar atividades culturais, como o projeto Guri e cursos profissionalizantes desenvolvidos pelo Governo em outras secretarias”, explicou. A idéia é dividir as atividades para dois públicos diferentes: aos jovens entre 12 e 16 anos, ficariam destinadas ações ligadas à arte, cultura, esporte. Na faixa etária de 16 a 20 anos, atividades ligadas à formação profissionalizante e emprego. Segundo ela, a idéia é estender o programa depois para a Grande São Paulo e Interior.

Outras ações já em desenvolvimento em sua pasta foram citadas pela secretária, como a construção de 300 quadras de juventude em unidades da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU). “Também estamos construindo em comunidades carentes da Capital, como no Jardim Pantanal”, disse. “É fundamental ocupar o tempo ocioso do jovem com atividades produtivas, afastando-os das drogas, fortalecendo o conceito de cidadania“. De acordo com Luciana, no futuro, a idéia é entregar o gerenciamento das Casas da Juventude à comunidade, para que o jovem aprenda a ter responsabilidade sobre o que usa.

Casada, Luciana Castelo Branco é formada em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), onde deu aula. De 1993 a 1997, foi delegada da Delegacia em Defesa da Mulher, em Osasco.

Valéria Cintra