Alckmin empossa 184 novos delegados da Polícia Civil

Empossados deverão passar sete meses na Academia da instituição e estagiar em diversos departamentos

ter, 03/08/2004 - 12h42 | Do Portal do Governo


A Polícia Civil de São Paulo está ganhando um reforço: 184 novos delegados foram empossados nesta terça-feira, dia 3, pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Eles vão passar sete meses estudando na Academia da Polícia Civil (Acadepol) e estagiando em diversos departamentos da instituição. A chegada dos delegados à Polícia Civil trará maior agilidade nas questões da Polícia Judiciária, que vão desde a investigação até o andamento de inquéritos. “Nossa polícia está sendo ampliada, fortalecida e rejuvenescida. E isso é muito bom”, afirmou o governador.

Os 184 empossados deverão passar pelo Curso de Formação Técnico Profissional de Delegado de Polícia na Academia. Com duração de sete meses, o curso tem um total de 26 disciplinas. Entre elas, Direitos Humanos; Direito Administrativo Disciplinar; Inteligência Policial e Polícia Comunitária, além de mais de 30 palestras sobre diversos temas, tais como Ética Policial, Crimes pela Internet e Direito Ambiental Animal.

O governador destacou o esforço que está sendo feito no Estado para a melhoria da Segurança Pública e ressaltou os investimentos do Governo paulista na investigação. “O curso que os empossados vão iniciar dá absoluta prioridade à questão da tecnologia, cibernética, medicina e psiquiatria. Essa formação conta com um investimento importante no sentido de preparar os novos delegados para a tarefa de Polícia Investigativa e Polícia Judiciária”, apontou.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo, os novos delegados deverão passar por diversos departamentos da Polícia, como Homicídios, do Patrimônio e de Entorpecentes, entre outros, até chegarem ao Departamento de Polícia da Capital (Decap), onde exercerão o papel de Polícia Judiciária. “Eles aprenderão, por exemplo, a manipular grampos telefônicos, cibernética e lidar com o perfil psicológico das pessoas. Os novos delegados vão atuar como Polícia Judiciária, que é a responsável pelos inquéritos policiais”, explicou.

Os novos delegados são formados em Direito e passaram por concurso público. Na seleção estavam inscritas 18.841 pessoas, o que representa uma média de 72,65 candidatos por vaga na primeira prova. Os aprovados passaram por três eliminatórias. Após a cerimônia, o governador se dirigiu ao Vale do Anhangabaú para a entrega de 480 viaturas para a Polícia Militar.

Cíntia Cury / Lilian Santos