Alckmin embarca à China. Cláudio Lembo assume o Governo do Estado de São Paulo

Governador embarcou junto com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em busca de novos investimentos e mercado consumidor

sex, 21/05/2004 - 11h04 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin embarcou para a China nesta manhã e, antes, transmitiu o cargo do Governo do Estado a Cláudio Lembo. Alckmin partiu para o continente asiático junto com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, numa viagem de que também participam centenas de empresários brasileiros e outras lideranças políticas do País. A China tem 1,3 bilhão de habitantes e é considerada um excelente mercado para os produtos brasileiros. Alckmin destacou três questões importantes para São Paulo nessa viagem: A exportação, a atração de investimentos e a melhoria da infra-estrutura paulista.

Com relação à plataforma exportadora de São Paulo, o governador lembrou que ela responde por um terço das exportações brasileiras. “Somos grandes exportadores de suco de laranja, carne, frango, café, automóveis, autopeças, minério e outros produtos. A China tem um enorme mercado consumidor e as exportações geram empregos aqui no Estado”, observou.

Sobre a atração de investimentos, Alckmin informou que há expectativa de que a China possa investir até US$ 5 bilhões no Brasil e São Paulo tem grande interesse em receber esses recursos. Outro ponto de destaque para essa viagem é a infra-estrutura de portos, ferrovias e rodovias paulistas. O governador lembrou que recentemente o Estado aprovou o sistema de Parcerias Público-Privadas, que será fundamental na melhoria da infra-estrutura.

Alckmin disse ainda que para evitar que a viagem seja realizada e depois nada aconteça, o Estado de São Paulo irá inaugurar um escritório em Xangai, junto com a Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F). “Na viagem vamos abrir as portas e depois que voltarmos o trabalho vai continuar com esse escritório”, assegurou.

Rogério Vaquero