Alckmin elogia ação da Polícia na Castelinho

nd

ter, 05/03/2002 - 17h42 | Do Portal do Governo


“A polícia de São Paulo ganhou uma importante batalha contra o crime evitando que a ação de criminosos, mais uma vez, realimentasse e fortalecesse organizações criminosas”.

A declaração foi feita nesta terça-feira, dia 5, pelo governador Geraldo Alckmin, ao comentar o confronto entre a polícia militar e um grupo de marginais na região de Sorocaba.

Alckmin, que foi a Brasília participar de homenagem ao governador Mario Covas alusiva ao primeiro aniversário de sua morte, falou também sobre a união das polícias na guerra de São Paulo contra o crime. “Está havendo uma grande virada. A polícia está trabalhando integrada e motivada. Os casos estão sendo esclarecidos e os criminosos, presos. Isso é fundamental porque a impunidade estimula o crime. A certeza de que o criminoso será preso e de que vai cumprir pena é o que vai diminuir a criminalidade”, afirmou.

Perguntado sobre o “rigor” usado pela polícia durante o enfrentamento com a quadrilha, o governador disse: “Era uma quadrilha muito grande, com mais de 15 pessoas fortemente armadas, com fuzil e coletes à prova de bala. Eles colocaram em risco a segurança da sociedade e a polícia agiu com firmeza”. Alckmin reafirmou que a ação dos bandidos “é um negócio, a maneira de colocarem dinheiro na criminalidade”, e destacou: A polícia está dando absoluta prioridade à questão do enfrentamento do crime organizado. Foram mais de 300 seqüestradores presos desde o final do ano até agora, 18 mortos em embate com a polícia e o número de sequestros vem caindo”. Alckmin também informou que combater a ação dos criminosos nas estradas é outra das medidas usadas pelas polícias. “Estamos fortalecendo em São Paulo o chamado TOR, que é o tático das operações rodoviárias. A Rota que cuida das estradas”, explicou.