Alckmin e Zeca do PT discutem recuperação de ferrovia para uma saída ao Pacífico

Ambos também falaram sobre a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraná que liga os dois Estados

seg, 20/10/2003 - 20h58 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta segunda-feira, dia 20, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Zeca do PT, do Mato Grosso do Sul, para discutir a recuperação do transporte ferroviário entre os dois Estados, com a possibilidade inclusive de se chegar ao Pacífico, ligando o porto de Santos a Iquique ou Arica, no Chile.

Alckmin lembrou que temos uma ferrovia ligando Santos até Bauru, que entra no Mato Grosso do Sul, por Campo Grande e Corumbá, indo depois para a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra. ‘O esforço é recuperar a ferrovia, tanto no trecho paulista como no Mato Grosso do Sul’ e estudar com o governo federal e a iniciativa privada a possibilidade de uma rota ao Pacífico, que permitiria também uma integração latino-americana melhor. ‘O transporte ferroviário de carga de longa distância vai acabar viabilizando também o transporte de passageiros’, afirmou.

Outro tema abordado durante o encontro foi uma nova ponte – a sexta – que liga os dois Estados, nos municípios de Paulicéia e Panorama, em São Paulo, e Brasilândia no Mato Grosso do Sul. ‘A ponte já está 50% concluída, todos os pilares construídos pela Cesp’, disse Alckmin. A obra é um convênio com o Ministério dos Transportes. ‘Uma parte foi liberada e agora é importante incluir recursos no orçamento para 2004, por isso estudamos aqui uma emenda chamada regional que atende a duas regiões, o Sudeste e o Centro Oeste’.

Para Alckmin, a obra abre para ambos os Estados possibilidades de desenvolvimento muito grandes. ‘Já estamos nos preparando para a ponte, na Alta Paulista, com a ampliação da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, que liga Paulicéia e Panorama na beira do Paraná, até Marília. E além disso, a duplicação de Marília até Bauru que é um importante centro intermodal – ferrovia, a hidrovia Tietê-Paraná, rodovias duplicadas e o maior aeroporto em construção hoje no País.

Para o governador Zeca do PT, o projeto de um acesso ao Oceano Pacífico através da ferrovia, significa uma significativa ampliação com o mercado asiático. A distância seria encurtada em torno de 7.500 km, tornando nossos produtos mais competitivos. ‘Saio daqui convencido que em parceria com a iniciativa privada, logo em 2005 estaremos entregando o trecho totalmente revitalizado.’

A ferrovia privatizada por concessão em 1996, hoje é propriedade da Brasil Ferrovia, que também é dona da Ferroban, que vai de Bauru a Santos, além da Novoeste e da Ferronorte.

‘A Brasil Ferrovia lidera um pool de empresas para buscar até o final do ano uma equação técnico-financeira que vai permitir financiar o projeto. O papel dos governos de São Paulo e Mato Grosso do Sul é no sentido de apoiar uma articulação que permita recuperar um setor estratégico’ concluiu.

Takao Myiagui