Alckmin e primeiro-ministro de Portugal visitam futuro Centro da Língua Portuguesa

José Manuel Durão Barroso e governador visitaram também a Pinacoteca do Estado

ter, 09/03/2004 - 14h51 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta terça-feira, dia 9, o primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, para uma visita às instalações do futuro Centro da Língua Portuguesa, na Estação da Luz.

Além de sediar fóruns e debates sobre a Língua Portuguesa, o novo espaço terá oficinas culturais que utilizarão música, teatro, dança e literatura para a valorização do idioma. Por meio de vários suportes tecnológicos, também será apresentado, de maneira interativa, o uso do português em diferentes mídias. “As pessoas poderão conhecer as origens da Língua Portuguesa e o seu enriquecimento da língua presente na América, Europa, África, Ásia e Timor Leste”, comentou o governador.

Alckmin informou que Portugal, por meio do Instituto Camões, vai ajudar, não somente com recursos, mas também com equipamentos e quadros. ‘Vai ser um museu vivo. O Instituto Camões vai trazer uma parte de seu acervo para o local, além da integração com a construção de um Portal, que terá como objetivo a participação de todos os países que falam a Língua Portuguesa’, disse o governador.

“A Estação Luz da Nossa Língua vai ser um verdadeiro museu da Língua Portuguesa, com atividades voltadas ao conhecimento de várias formas de se falar o idioma, a questão da origem das palavras, atividades de capacitação de professores e uma grande biblioteca”, disse a secretária da Cultura, Cláudia Costin.

Após visita à nova fachada da estação, Durão Barroso e sua comitiva seguiram para a Pinacoteca do Estado, onde foi oferecido um almoço. ‘O Governo de São Paulo tem sido, há muito, um entusiasta da idéia de fazer de São Paulo – que já é a maior cidade do mundo que fala português – um centro de radiação da cultura luso-brasileira. Ao verificar esse empreendimento em homenagem à Língua Portuguesa, que hoje é falada em todos os continentes, quero dar o meu sinal de respeito, consideração e amizade por essa cidade, pelo Estado de São Paulo e pela nação brasileira’, elogiou o primeiro-ministro.

Participaram da solenidade o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o vice-governador Cláudio Lembo, os secretários estaduais Gabriel Chalita, da Educação; Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos; o senador Marco Maciel, empresários, entre outras autoridades. Antes do almoço, eles assistiram a um vídeo institucional sobre a história da estação.

Estação Luz da Nossa Língua

O projeto Estação da Luz da Nossa Língua vai criar um espaço inédito de celebração da Língua Portuguesa em um dos mais belos e significativos monumentos históricos da cidade de São Paulo: a centenária Estação da Luz. No momento, o local passa por obras que vão permitir a integração trem-metrô e sua transformarão na principal porta de entrada para o centro histórico da cidade. O número de usuários da Estação da Luz deve aumentar de 50 mil para 300 mil pessoas por dia.

O projeto pretende atrair parte desse público e vai mostrar aos visitantes todos os campos de atuação da Língua Portuguesa: desde a história de seu surgimento no mundo e as transformações decisivas ao longo do tempo, até as variantes faladas nas diversas regiões sócio-culturais do Brasil.

O projeto prevê também a utilização de tecnologia multimídia de última geração, que vai transformar a visita à Estação em um passeio informativo, cultural, lúdico e interativo. Entre as atrações, estão espaços dedicados à capacitação de professores, salas de pesquisa virtual, biblioteca circulante e apresentação de contadores de histórias e repentistas. O término das obras está previsto para o segundo semestre de 2005.

Macedo Júnior