Alckmin e presidente de Portugal visitam Estação da Luz e Memorial do Imigrante

Na Estação da Luz está sendo implantado um centro de referência permanente da Língua Portuguesa

qui, 13/11/2003 - 18h45 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin e o presidente de Portugal, Jorge Sampaio, visitaram nesta quinta-feira, dia 13, a Estação da Luz e o Memorial do Imigrante.

Na Estação da Luz, Alckmin e Sampaio vistoriaram as obras do futuro centro de referência da Língua Portuguesa. A obra, que deverá ser concluída em 2005, está sendo realizada pelo Governo do Estado em parceria com a iniciativa privada.

Alckmin disse que o presidente de Portugal é um grande entusiasta dessa proposta. “O presidente Jorge Sampaio é um amigo do Brasil e de São Paulo. É um forte estímulo a sua presença, sua palavra, colocando a importância do Centro de Referência Permanente da Língua Portuguesa.”

O governador ressaltou a importância do projeto “Estação Luz da Nossa Língua”. “O novo espaço vai possibilitar a valorização da nossa língua, suas modalidades, seus sotaques que foram incorporados ao longo do tempo, a influência estrangeira e as origens das palavras”.

O presidente de Portugal disse estar muito satisfeito com o centro de referência. “Fico muito contente. Essas iniciativas precisam ser multiplicadas. Não posso deixar de parabenizar o Estado de São Paulo por ter avançado neste projeto”. Ele ressaltou a importância das obras de restauração da Estação da Luz. “São Paulo revive um marco da sua arquitetura e do seu passado.”

A iniciativa pioneira fará da estação um centro de referência permanente do idioma, cujo fortalecimento e preservação têm o apoio de instituições nacionais e órgãos internacionais, como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Falado por mais de 200 milhões de pessoas em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Thomé e Príncipe e Timor Leste, o português é o quinto idioma mais falado do mundo.

A “Estação Luz da Nossa Língua” terá oficinas culturais que utilizarão música, teatro, dança e literatura para a valorização do idioma. Por meio de vários suportes tecnológicos, também será mostrado de maneira interativa o uso do Português em diferentes mídias. O projeto abrigará ainda fóruns e debates.

Com o orçamento estimado em R$ 31 milhões e prazo de execução de 30 meses, a iniciativa tem como realizadores – além do Governo do Estado de São Paulo – IBM do Brasil, Correios, Rede Globo, Telesp Celular, Portugal Telecom, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Grupo Spenco e Gráfica Takano.

A Estação da Luz foi escolhida para abrigar o projeto por ser um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade de São Paulo, retratando o poder econômico do café no século XIX no Brasil. A recuperação do prédio da Estação da Luz é parte da iniciativa e integra um programa governamental de revitalização do centro histórico de São Paulo.

Durante o evento, foi apresentado um vídeo institucional da CPTM, no saguão I, futuro acesso da Pinacoteca com o Metrô, no qual foi mostrado o Projeto de Integração do Centro. As obras de ampliação, que estão sendo feitas na Estação da Luz, vão facilitar os deslocamentos para várias regiões da cidade em direção ao Centro e permitirão, no futuro, a ligação direta entre as linhas da CPTM com as do Metrô.

Da Estação da Luz, Alckmin e Sampaio foram de trem para o Memorial do Imigrante, localizado na Mooca, zona leste da Capital, onde foi oferecido um almoço ao presidente de Portugal e sua comitiva.

Macedo Júnior


foto: Sérgio Andrade
foto: Sérgio Andrade
foto: Sérgio Andrade
foto: Sérgio Andrade