Alckmin e o presidente Fernando Henrique participam das comemorações dos 40 anos da Fapesp

nd

sáb, 08/06/2002 - 20h17 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin e Maria Lúcia Alckmin juntamente com o presidente da República Fernando Henrique Cardoso e Ruth Cardoso estão participando nesse momento das comemorações do 40º aniversário da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na Sala São Paulo, na Capital.

Desde 1962, a Fapesp vem apoiando todas as áreas da Ciência e da Tecnologia, por meio da concessão de bolsas e de auxílios a projetos de pesquisa e a outras atividades ligadas à investigação e ao intercâmbio científicos.

Há 40 anos, a Fapesp participa do avanço do conhecimento científico que possibilitou a equiparação da ciência produzida no Estado àquela de instituições e grupos de pesquisa científica e tecnológica mais avançados do mundo. Com apoio da comunidade científica e respaldo político, a Fapesp vem fortalecendo o sistema de pós-graduação e colaborou para formar profissionais que motivaram as manchetes mais animadoras sobre a ciência brasileira na imprensa internacional.

Entre os fatos mais importantes das últimas quatro décadas estão a criação de programas especiais para apoiar projetos voltados a políticas públicas, inovações tecnológicas em parceria com empresas e pesquisas em rede desenvolvidas por pesquisadores de instituições do sistema paulista de ciência e tecnologia, entre outros.

Como, por exemplo, o Programa Genoma, que desvendou o seqüenciamento genético da bactéria causadora do cancro cítrico, Xylella fastidiosa; da Xanthomonas citri ; da cana-de-açúcar; e do câncer humano. E o BIOTA, que inventaria e caracteriza a biodiversidade do Estado, definindo mecanismos para sua conservação, potencial econômico e utilização sustentável.

Neste mês de junho, está circulando um número especial da revista Pesquisa Fapesp, com matérias sobre os principais aspectos da história da Fundação.