Alckmin e ministra das Relações Exteriores de Portugal debatem novas parcerias

Governador recebeu nesta quarta-feira, a visita de Teresa Gouveia. Portugal poderá ser a porta de entrada do Brasil na Europa

qua, 11/02/2004 - 14h19 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quarta-feira, dia 11, a visita da ministra das Relações Exteriores de Portugal, Teresa Gouveia, no Palácio dos Bandeirantes e reafirmou o compromisso de captar novos investimentos.

Alckmin lembrou que Portugal é hoje o quinto maior investidor do mundo em São Paulo. “São investimentos que geram emprego e renda, especialmente nas áreas de energia, telefonia, estradas, setor financeiro, agronegócio, comércio e turismo”, apontou. De acordo com ele, São Paulo também tem investido em Portugal e poderá ampliar esse intercâmbio.

Teresa Gouveia informou que no início de março, o primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, visitará o Brasil. “Ele estará no dia 9 em São Paulo. O Brasil é o país que Portugal mais investe, respondendo por 26% das aplicações diretas no exterior. Nós também temos condições atrativas para receber investimentos do Brasil”, recomendou.

Para a ministra, Portugal poderá ser a porta de entrada do Brasil na Europa. “Através de Portugal, a Europa fala português. Os brasileiros podem falar com a Europa na sua própria língua. Isso é uma vantagem, pois no mundo globalizado, a última fronteira é a língua”, analisou. Ela destacou que a relação entre o Brasil e Portugal é estratégica, porque permite o acesso a grandes espaços econômicos.

Centro de Referência da Língua Portuguesa

Durante o encontro, a ministra elogiou a criação em São Paulo de um Centro de Referência da Língua Portuguesa, que irá funcionar na Estação da Luz, Centro da Capital. Além de sediar fóruns e debates sobre a Língua Portuguesa, o novo espaço terá oficinas culturais que utilizarão música, teatro, dança e literatura para a valorização do idioma. Por meio de vários suportes tecnológicos, também será mostrado de maneira interativa o uso do Português em diferentes mídias.

Falado por mais de 200 milhões de pessoas em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Thomé e Timor Leste, o Português é o quinto idioma mais falado no mundo. “Este projeto de São Paulo é bastante inovador. Em Portugal, temos algumas coisas parecidas no âmbito das universidades, mas nada tão acessível. Por isso, o nosso apoio ao projeto é definitivo”, confirmou Teresa Gouveia.

Inicialmente, a idéia é realizar intercâmbios entre as universidades de Portugal e do Brasil. “Podemos apoiar com cursos de Português e na formação de professores, mas quero conhecer os detalhes do projeto para ver a melhor forma de participação”, enfatizou.

Alckmin confirmou que existe a intenção de também fazer uma visita a Portugal, mas disse que ainda não existe data definida para a viagem.

Rogério Vaquero