Alckmin e Lula visitam Pólo Petroquímico do ABC

Governador destaca medidas legais adotadas pelo Estado

sáb, 18/09/2004 - 15h37 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin e o presidente Luiz Inácio de Lula visitaram nesse sábado, dia 18, o Pólo Petroquímico do Grande ABC para conhecer os projetos da Petrobras e da Petroquímica União para a região, entre os quais um acordo para fornecimento de 1,2 milhão de metros cúbicos/dia de gás de refinaria a ser utilizado como matéria prima para produção de petroquímicos básicos.

Os investimentos a serem realizados pela Petroquímica União somam R$ 300 milhões, dos quais U$ 42 milhões para aplicação nas refinarias da Petrobras e US$ 258 milhões para as obras necessárias ao aumento da produção de eterno e polietileno.

‘Foi uma grande conquista não só para o ABC, mas para o Estado de São Paulo e o Brasil, pela importância do setor petroquímico, que cresce hoje o dobro da média de outros setores’, afirmou Alckmin.

O governador destacou a importância de importantes medidas adotadas no Estado para o desenvolvimento da região, uma delas modificando a legislação do zoneamento industrial na Região Metropolitana – o que retirou os obstáculos que impediam a expansão do Pólo Petroquímico.
‘A região ficou congelada, porque a lei não permitia novas plantas industriais, apesar da evolução das tecnologias de combate à poluição.’ Houve um esforço integrado da Câmara do ABC, da Assembléia Legislativa para a aprovação da lei, que estimula investimentos em modernas tecnologias ambientais, permitindo a substituição de processos produtivos antiquados. É uma medida pioneira no Brasil, pois prevê mecanismos de compensação das emissões, sujeitas a análise e aprovação da Cetesb. Agora, estuda-se também em conjunto, uma outra lei, que integrará as três Zonas de Utilização Predominatemente Industrial que compõe o pólo. Serão transformadas em uma única zona, especializada na cadeia petro-plástica.

O governador disse que os acordos assinados neste sábado, irão possibiltar um outro investimento importante, já aprovado na área ambiental: um investimento de U$ 200 milhões da Rolls Royce – para co-geração de energia, que permitirá gerar até 10 mil empregos nas pequenas indústrias de transformação da região.

Alckmin anunciou que o projeto da Asa Sul do Ferroanel, que começa na região, foi aprovado pelo Consema, na quinta-feira. ‘Temos certeza que vamos somar novamente esforços – do governo federal, do governo estadual e das prefeituras da região para que a região tenha uma extraordinária logística’.

Alckmin lembrou que o governo do Estado, desde os tempos do governador Mário Covas, tem feito um grande esforço pelo ABC, citando entre outras realizações, a construção do maior hospital da região, em Santo André, um hospital em Diadema, a implantação de 13 piscinões – com mais dois em construção – e a construção da primeira faculdade pública do ABC.

Lula – Em seu discurso, o presidente abordou diversas questões da economia e da política do País e disse que ‘a vinda de Alckmin aqui, apesar das divergências políticas e eleitorais, é uma demonstração que podemos ensinar o mundo a fazer uma política civilizada. Eu posso estar disputando com o governador amanhã ou depois de amanhã, mas isso não impede que a gente seja companheiro para tantas outras coisas que interessam ao Brasil’, concluiu.