Alckmin é homenageado por apoio à Campanha do Desarmamento Infantil

Secretarias da Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Social apoiaram iniciativa da Editora Abril

qua, 29/09/2004 - 11h16 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu do presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, troféu em reconhecimento à participação na Campanha do Desarmamento Infantil. A entrega foi feita nesta quarta-feira, dia 29, no Palácio dos Bandeirantes.

A campanha promovida pela Editora Abril e Distribuidora Nacional de Publicações (Dinap) se baseia na troca de armas de brinquedos por revistas infantis. O objetivo é promover e incentivar nas crianças a valorização da paz e o hábito da leitura. Para o governador, é preciso agir não só nos efeitos, mas também nas causas da violência. “A troca de armas de brinquedo por revistas tem duplo significado: promover a paz, criar na criança a cultura da paz contra a violência e estimular a leitura o mais cedo possível, o que é fundamental no aprendizado e na formação intelectual e educacional”, destacou.

O Governo do Estado participou da Campanha do Desarmamento Infantil, num trabalho que envolveu as Secretarias da Educação, Segurança Pública e Assistência e Desenvolvimento Social. Além da divulgação entre os estudantes e a conscientização dos pais, as escolas e unidades da Polícia funcionaram como postos de troca.

Alckmin enfatizou que o Estado também está atuando na outra parte, que é a apreensão de armas verdadeiras. “Estamos conseguindo tirar de circulação, apreender uma arma ilegal a cada 15 minutos em São Paulo”, informou. No ano passado, foram apreendidas 39,5 mil armas em todo o Estado, das quais 12,6 mil só na Capital. Este ano, até o mês de agosto, 23,4 mil armas ilegais foram tiradas de circulação, sendo 7,29 mil na cidade de São Paulo. Isso equivale a 110 armas por dia, uma média de quatro por hora.

120 mil armas de brinquedo recolhidas na Capital

Desde 2001, a Distribuidora Nacional de Publicações (Dinap), em conjunto com a Editora Abril e em parceria com prefeituras e entidades da sociedade civil, vem promovendo a Campanha de Desarmamento Infantil. A idéia surgiu quando dois integrantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Barueri – um deles também jornaleiro – viram uma criança apontar uma arma de brinquedo para um ônibus. Os representantes do Conseg procuraram a Dinap, empresa do grupo Abril, para desenvolver uma ação na cidade. Foi então que, em conjunto com a prefeitura, nasceu a Campanha de Desarmamento Infantil, que hoje se estende por todo o país. A iniciativa também conta com a parceria de prefeituras e entidades da sociedade civil.

A campanha foi lançada na cidade de São Paulo em 15 de setembro de 2003, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e a participação de 2.500 postos de arrecadação, entre bancas de jornal, escolas estaduais, distritos policiais, batalhões da Polícia Militar e entidades assistenciais. Só na Capital, cerca de 120.000 armas de brinquedo foram trocadas por edições da Revista Recreio da Editora Abril.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, lembrou que em novembro do ano passado, as armas de brinquedo foram destruídas durante o evento de encerramento da Campanha na Escola Estadual Raul Poletto, no Jardim Ângela. O material foi doado para uma cooperativa de reciclagem. “O caminho da prevenção da violência passa pela educação. Temos de ter todos os instrumentos a nosso favor para ajudar as crianças a não serem violentas. E essa campanha foi um sucesso”, elogiou o secretário. Ele ressaltou ainda que é papel da sociedade analisar o que educa e o que deseduca as crianças. “Com certeza, uma arma de brinquedo deseduca e uma revista educa”, afirmou.

Cíntia Cury / Takao Miyagui