Alckmin é diplomado na Assembléia Legislativa

A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira, dia 19

qui, 19/12/2002 - 17h44 | Do Portal do Governo


‘Nós começamos agora uma nova jornada e recebemos o diploma da universidade mais importante, que é a da democracia’, disse o governador Geraldo Alckmin, após ser diplomado nesta quinta-feira, dia 19, na Assembléia Legislativa do Estado.

Também receberam o diploma os demais candidatos que foram eleitos nas eleições de outubro: o vice-governador Cláudio Lembo; os senadores Aloízio Mercadante e Romeu Tuma (e seus suplentes – quatro no total); 70 deputados federais e 94 estaduais. A entrega foi feita pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), José Mário Cardenali. A posse do governador e do vice está marcada para 1º de janeiro de 2003.

‘Nesta universidade só tive aulas práticas. Aprendi com o povo’, prosseguiu o governador. ‘Meu grande orientador foi o governador Mário Covas. A banca examinadora foi muito exigente, porém generosa, pois me deu 12 milhões de votos’, afirmou.

O presidente do TRE analisou que nesta eleição houve uma grande participação da população. ‘Os votos foram dados conscientemente. Está havendo um trabalho de politização, e é praticando as eleições que o povo vai se aprimorando no exercício da democracia’, disse Cardenali, destacando que nessas eleições 21.568.214 de eleitores em todo Estado foram às urnas.

Alckmin elogiou o apoio da Assembléia nestes dois anos em que completou o mandato do governador Mário Covas. ‘Foi essencial para que São Paulo pudesse tomar todas as medidas. Não nos faltou nenhum instrumento de trabalho na linha do desenvolvimento do Estado e para adotar medidas necessárias. E esse mesmo trabalho nós vamos continuar em conjunto, prestigiando a Assembléia de São Paulo e construindo a governabilidade, porque o Governo é para governar’, disse.

Ele ainda observou a necessidade de se fazer as reformas. ‘Essa questão do ajuste fiscal é uma obra interminável, porque para se fazer mais, ou se aumenta o imposto, ou se faz a reforma no Estado’. Alckmin disse que aumentar o imposto não é o caminho já que a taxa tributária é alta e São Paulo não pretende aumentá-la.

‘Ao contrário, queremos reduzi-la. Então, o caminho é aprimorar a reforma do Estado, aprimorar a eficiência, e a Assembléia é fundamental, porque uma série de medidas demanda mudanças legislativas’, concluiu. Sobre a composição no secretariado, o governador disse que na semana que vem anunciará novos nomes.

Valéria Cintra