Alckmin é contra aumento da contribuição do INSS

Segundo o governador, aumentar a contribuição significa onerar ainda mais o trabalhador

sex, 19/03/2004 - 12h26 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin disse nesta sexta-feira, dia 19, que não aprova a idéia de aumento da contribuição do INSS proposta ontem pelo Ministério da Previdência. ‘Eu acho que esse é um péssimo caminho, essa é a pior solução. A reforma tributária até aventou o contrário, que era reduzir a contribuição sobre a folha de salários e substitui-la por outro tipo de contribuição, como por exemplo, o faturamento da empresa”, apontou Alckmin. O Ministério quer aumentar em 3% a contribuição de trabalhadores e empresas pelo prazo de cinco anos para o pagamento dos valores atrasados de aposentadorias concedidas entre 1994 e 1997.

Segundo o governador, aumentar a contribuição significa onerar ainda mais o trabalhador, que está sem renda. Ele disse ainda que onerar a contribuição patronal do empresariado também é péssima solução, porque desestimula a geração de emprego e o registro do trabalhador. “Tem de buscar outra solução”, enfatizou.

Alckmin lembrou que foi relator no Congresso Nacional da lei que desonerou o setor agrícola. “Hoje o agricultor não paga mais o INSS pela folha, e sim pela venda do produto. Nós temos é que desonerar o salário, para poder melhorar o salário e abrir postos de trabalho. Por que o Brasil tem tanta informalidade? Tem tanta informalidade exatamente pelos encargos. Então não dá para aumentar mais encargo”, concluiu.