Alckmin e Aécio manifestam preocupação com o texto da Reforma Tributária

Encontro foi esta tarde no Palácio dos Bandeirantes

sex, 22/08/2003 - 19h48 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu na tarde desta sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, a visita do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e, ao final do encontro, ambos expressaram preocupação com o texto da Reforma Tributária que está sendo examinada na Câmara Federal.

“É necessário que se chegue a um texto mais redondo e acho que há espaço e tempo para que ele seja construído”, afirmou Alckmin. “Acho que uma matéria de tamanha complexidade deve ser discutida com um pouco mais de cautela, mas tenho uma grande expectativa de que temos ainda um bom espaço de negociação”, observou, por sua vez, Aécio Neves, ao ressaltar que partilhava da opinião do governador de São Paulo em relação ao relatório de autoria do deputado Virgilio Guimarães.

Alckmin lembrou que, por ocasião das discussões sobre a reforma da Previdência, houve um entendimento, o que possibilitou que se chegasse à elaboração de um bom texto para o Brasil. Acrescentou que na reforma tributária se deve tentar o mesmo caminho. “É importante que se tenha os números e, de maneira muito clara, as posições, assim como ocorreu na reforma da Previdência”, destacou o governador, reiterando que, na questão do ICMS, a perda para São Paulo, com a redução gradativa don tributo, será da ordem de R$ 1,7 bilhão por ano. “É evidente que representa uma perda significativa, pois o Estado não investe este montante. A preocupação não é com o meu período de mandato, pois daqui a oito anos eu já não serei governador, mas temos de ser responsáveis com os Estados”, finalizou.