Alckmin diz que redução da taxa de juros é caminho para retomar o desenvolvimento

Em palestra para grupo de empresários, governador lembrou que o momento é o ideal para baixar os juros

seg, 08/03/2004 - 17h29 | Do Portal do Governo


Em palestra para grupo de empresários, governador lembrou que o momento é o ideal para baixar os juros

Aproveitar o cenário mundial favorável para retomar o desenvolvimento econômico. Esta foi a recomendação dada pelo governador Geraldo Alckmin em palestra proferida nesta segunda-feira, dia 8, para empresários vinculados à Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Ele pediu a redução da taxa de juros para que as empresas possam voltar a investir e minimizar a retração econômica.

Alckmin alertou que o momento atual é o melhor para aquecer a economia. De acordo com ele, os Estados Unidos estão operando com uma taxa de juros baixa; a Europa e o Japão estão retomando a atividade econômica; e a Índia, a China e a América Latina estão voltando a investir. “Como o mundo hoje está praticamente globalizado, os acontecimentos externos refletem diretamente no País. Não podemos perder essa oportunidade de retomar o desenvolvimento, pois à frente não saberemos se o cenário continuará positivo”, analisou.

Ele lembrou que 2002, mesmo sendo um ano de incertezas por causa das eleições, a taxa de juros real foi de 8,5%, enquanto em 2003 ela subiu para 10,5%. “Esses 2% a mais representam R$ 16 bilhões. Ou seja, é mais do que o superávit fiscal feito por todos os Estados brasileiros juntos”, observou.

Recepcionado por cerca de mil empresários e representantes de empresas, Alckmin elogiou a atuação da ADVB. “Esta sigla é sinônimo de capacidade, de empreendedorismo e estímulo à geração de renda”, disse. O governador destacou que São Paulo vem fazendo a sua parte, com um grande esforço para reduzir a carga fiscal, ampliar a infra-estrutura do Estado e estimular a exportação.

A ampliação do Simples Paulista foi um dos aspectos ressaltados por Alckmin. “Fizemos uma renúncia de R$ 80 milhões, mas isso não representou perda da arrecadação, o que demonstra que muitas empresas estavam na informalidade e nós as trouxemos para a formalidade”, explicou.

Ele também citou a redução de ICMS para os setores calçadista, têxtil e do álcool hidratado. “No caso do álcool, a redução foi de 25% para 12% e mesmo assim tivemos uma arrecadação 7% maior. Isso mostra que alíquota alta leva à sonegação”, exemplificou.

Os setores da Educação, com a abertura de 600 escolas estaduais nos fins de semana para a comunidade e a ampliação da rede técnica e universitária; Segurança Pública, com o aumento do número de policiais e vagas penitenciárias; e Infra-Estrutura, com a ampliação das malhas rodoviárias e ferroviárias, além de investimento em saneamento básico foram outros temas destacados por Alckmin na palestra.

Rogério Vaquero