Alckmin discute parcerias com prefeitos das regiões de São José do Rio Preto e Jales

Objetivo é estreitar relações e oferecer às prefeituras parcerias e convênios com o governo estadual

seg, 31/01/2005 - 11h02 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu na noite do último domingo, dia 30, no Palácio dos Bandeirantes, os novos prefeitos das regiões de São José do Rio Preto e Jales, dando seqüência à série de encontros que vem mantendo com os governantes dos 645 municípios paulistas. O objetivo é estreitar as relações para um mútuo conhecimento e dessa forma possibilitar as diversas parcerias e convênios que o governo estadual oferece às prefeituras.

Os avanços conquistados pelo Estado na tecnologia da informação e na inovação da gestão pública e que podem ser repassados aos municípios, foram os temas abordados com maior ênfase por Alckmin, durante seu breve discurso de boas-vindas. ‘Vamos estreitar os laços para começar um novo momento, trabalhando juntos em benefício da coletividade’, afirmou.

O secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, abriu o encontro explicando a estrutura de sua pasta, que auxilia na demanda dos diferentes setores, atuando na articulação política e administrativa do governo. Fez um relato das principais atividades da Secretaria que podem ser de utilidade para a eficiência da administração governamental e na qualificação dos servidores, já que os cidadão estão cada vez mais exigentes na fiscalização dos mandatos públicos.

O governador circulou pelas mesas dos convidados e entregou crachás que permitem aos prefeitos acesso livre ao Palácio dos Bandeirantes. No cardápio, pizza, suco, refrigerantes e muita cordialidade. Alckmin ouviu algumas questões e colocou às disposição instrumentos como a Bolsa Eletrônica de Compras, do pregão, nas políticas públicas de saneamento, habitação e de infra-estrutura.

Os prefeitos – alguns reeleitos – avaliaram de forma positiva a iniciativa do governador. Humberto Parini (PT), de Jales, considerou que o governador deve estar sintonizado com o que acontece nos municípios e nada melhor do que ouvir os prefeitos. ‘As demandas são grandes e estamos começando com muitas chuvas nas região, com grandes danos nas estradas rurais e vias públicas, e só o orçamento do minicipio não é suficiente para resolver os problemas.’

Outros prefeitos – como Guedes Marques Cardoso (Pontalinda), Francisco Márcio Carvalho (Ibirá) e Airton da Silva Rêgo (Bady Bassit) manifestaram também preocupação com os efeitos das chuvas constantes, confiando numa ação do executivo estadual, ‘já que o governador sempre esteve presente na região’.

Os encontros com os prefeitos eleitos e reeleitos tiveram início em novembro do ano passado. De lá para cá, já participaram prefeitos das seguintes regiões: Presidente Prudente; São João da Boa Vista; Votuporanga e Fernandópolis; Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, São José dos Campos e Taubaté; Bauru, Jaú e Lins; Itapeva e Registro; Bragança Paulista e Jundiaí; Botucatu e Avaré; Sorocaba e Itapetininga; Adamantina, Andradina e Dracena; Ourinhos e Assis.

Takao Miyagui