Alckmin discute com Líbano ampliação do turismo e do comércio exterior

Vôos diretos e transformação do Líbano em porta de entrada para exportações ao Oriente Médio foram os temas abordados com o primeiro-ministro Rafic Ha

seg, 09/06/2003 - 18h09 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin discutiu com Rafic Hariri, presidente do Conselho de Ministros do Líbano, nesta segunda-feira, dia 9, no Palácio dos Bandeirantes, a possibilidade de um incremento do turismo com o Oriente Médio, com a criação de uma parceria para vôos diretos ao Líbano.

‘A comunidade libanesa no Brasil é de 8 milhões de pessoas, a metade em São Paulo. E no Líbano existem muitas pessoas que voltaram ao país e falam o português. E, por isso, o turismo é uma das boas parcerias que podem ser desenvolvidas’, disse Alckmin.

Para o governador, o fato de se levar quase 25 horas para se chegar ao Líbano, via Europa, dificulta a viagem. Rafic Hariri vai levar a sugestão ao governo federal. ‘Vamos ajudar, porque isso pode estimular muito o turismo, com os brasileiros entrando no Oriente Médio, através do Líbano, e vice-versa.

Alckmin afirmou que outro tema abordado no encontro foi fazer do Líbano uma porta de entrada para produtos e serviços brasileiros nos países árabes. Ele lembrou que São Paulo aumentou muito a exportação de carne para o Oriente Médio. ‘Nós nos adequamos ao abate exigido pela religião muçulmana e, com isso, hoje 65% da carne exportada do Brasil sai de São Paulo.’

Hariri está em São Paulo participando da Planet Lebanon, conferência mundial que tem o objetivo de integrar a comunidade libanesa de todo o mundo, promovendo a realização de novos negócios e a ampliação das relações já existentes. Ela foi iniciada no domingo, dia 8, e termina nesta terça-feira, dia 9, com a presença de mais de 800 empresários de origem libanesa de todo o mundo, sendo que cerca de 60% deles vivem no Brasil.