Alckmin discute ampliação de vagas nas universidades paulistas do Estado

nd

seg, 24/09/2001 - 16h06 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin reuniu-se na manhã desta segunda-feira, dia 24, com o secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Altenfelder, e os membros do Conselho dos Reitores das Universidades do Estado de São Paulo (Cruesp), que engloba as três instituições paulistas de ensino público superior – USP, Unicamp e Unesp – para discutir uma possível expansão de vagas nestas universidades. A proposta também inclui a criação de cursos básicos e pilotos nas Faculdades Técnicas (Fatecs) e do projeto Pedagogia Cidadã, que prevê a extensão do ensino pedagógico aos professores da rede estadual e municipal.

De acordo com Altenfelder, a princípio o projeto prevê para o ano de 2002 mais 1.080 novas vagas nas três universidades, com investimentos iniciais estimados em R$ 50 milhões. Outras 17 mil vagas serão criadas ao longo dos próximos cinco anos. Também está sendo discutida a criação de novos campi nas universidades públicas no Interior do Estado. Ficou marcado para a próxima sexta-feira, dia 28, um novo encontro com o governador, onde será entregue o projeto definitivo de expansão de vagas nas universidades e o reforço nos cursos das Fatecs.

O secretário de Ciência e Tecnologia explicou que este projeto de expansão será inserido na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que é válida para o exercício de 2002. “O compromisso que o governador está assumindo garante recursos de expansão de vagas nas universidades para a primeira etapa no ano que vem”, afirmou .

Altenfelder disse que Alckmin solicitou à sua secretaria que coordene, junto com as três universidades, um aprimoramento no número de vagas, a discussão de alguns cursos básicos e dos campi que serão oferecidos. “Isto será feito no decorrer deste próximos dois dias’, informou Altenfelder.

Recursos

Segundo o secretário, o projeto apresentado ao governador pelos reitores Hermano Tavares (da Unicamp), José Carlos Souza Trindade (da Unesp) e Jacques Marcovitch (da Usp) é revolucionário e inédito pois garante, além dos 9,57% de recursos que as universidades já têm por força constitucional (provenientes da arrecadação do ICMS) um esforço do Tesouro do Estado no sentido de aumentar o número de vagas nas universidades. “Ou seja, é o Poder Executivo reconhecendo o crescimento vertiginoso das necessidades do Estado de São Paulo, fazendo o possível dentro das parcas disponibilidades que o Estado dispõe para 2002 no sentido de garantir esse aspecto social”, afirmou.

Novos cursos

Segundo o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Oswaldo Massambani, há alguns cursos que já estão sendo estruturados, como o de oceanografia. Para a criação das 1.080 vagas já há alguns campi definidos pela Unesp e pela USP. Uma das cidades é São Vicente, no Litoral Sul, onde seria implantado um campus da Unesp com cursos de Biologia (Marítima e Química) e Gerenciamento de Posteiros.