Alckmin determina ações da Defesa Civil para chegada do ciclone extratropical

Defesa Civil passa orientações para a comunidade

qua, 05/05/2004 - 17h26 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin determinou que a Defesa Civil do Estado de São Paulo adote todos os procedimentos preventivos para a chegada do ciclone extratropical, prevista para a partir da noite desta quinta-feira numa área que vai do litoral sul de São Paulo até o Rio Grande do Sul. Equipes da Defesa Civil estarão no Litoral Sul, apoiando os municípios.

A Defesa Civil do Governo do Estado deslocou uma equipe que estabelecerá uma base em Iguape, localizada entre Peruíbe a Cananéia (extensão mais provável da ação do ciclone). Essa equipe coordenará as ações das Comissões Municipais da Defesa Civil (todos os municípios do Litoral tem a sua comissão). A equipe terá uma estação de meteorologia móvel, para monitoramento em tempo real das condições climáticas.

A Defesa Civil contará com o apoio da Polícia Militar da Área, através do Corpo de Bombeiros e de helicóptero águia. O Comando do Corpo de Bombeiros colocou de plantão tanto a equipe de salvamar como o pessoal da parte continental. Embarcações e pessoal preparado para salvamentos tanto em mar como em terra estão de sobreaviso.

A Defesa Civil do Estado alerta que esse fenômeno, típico do período, ocorre com freqüência na região. A agitação marítima aumenta gradativamente a partir da noite de hoje, sendo que na sexta-feira a chegada da frente fria provoca chuva desde o período da manhã a partir do sul do Estado. Esse sistema é acompanhado de núcleos de chuva forte, além de trovoadas e rajadas de vento isoladas, que podem atingir 70 km/h. Os ventos aumentam a agitação marítima e elevam o nível do mar no litoral paulista, podendo ocorrer ressaca, especialmente entre a Baixada Santista e Cananéia.

Ressalta-se que os ventos atuam com maior intensidade em alto mar, oferecendo risco a embarcações e atividades náuticas, por isso, recomenda-se cautela especialmente no litoral sul. A partir de domingo o sistema perde força gradativamente, retornando aos poucos as condições de calmaria.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, está emitindo boletins meteorológicos especiais aos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Defesa Civil informativos atualizando os dados referentes ao Ciclone extratropical.

Orientações à Comunidade:

Embora os efeitos do Ciclone sejam diminutos, no Estado de São Paulo a comunidade deve estar atenta evitando deslocamentos durante possíveis rajadas de vento, mantendo-se em local seguro.

Ventos fortes, podem causar quedas de árvores, ‘out-doors’, coberturas de estruturas metálicas.

Se estiver em casa fechem todas as portas e janelas, desliguem a chave geral de sua casa para evitar curto circuitos.

Se estiver dirigindo estacione seu veículo em lugar seguro, nunca embaixo de árvores.

Procure manter-se informado.