Alckmin destaca necessidade de eficiência em fórum promovido pela FGV

Governador informou que vai anunciar, este mês, medidas para aumentar a competitividade da economia paulista

seg, 13/09/2004 - 12h48 | Do Portal do Governo


Durante abertura do Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas, nesta segunda-feira, dia 13, o governador Geraldo Alckmin destacou a necessidade da eficiência para sobreviver num mundo onde a competitividade é galopante. “A questão central é a eficiência. Eficiência tributária; do Governo; no gasto público, para poder reduzir os impostos; de logística, para poder exportar mais; de articulação de ciência e tecnologia para aproximar o setor produtivo, essa é a palavra chave. Tenho certeza de que esse fórum vai trazer uma contribuição muito importante”, afirmou.

Na opinião do governador, esse é um momento propício para debates como o proposto pela FGV, já que o Brasil vive um patamar melhor nas políticas monetária, fiscal e cambial. “A partir desse patamar mais alto se faz necessidade de um debate para que possamos avançar ainda mais”, enfatizou. Para Alckmin, este debate é uma reflexão sobre o Brasil que reúne diversas correntes do pensamento brasileiro, como centrais sindicais, representantes da indústria, do setor produtivo e de Governo.

Na questão dos gastos públicos, Alckmin enfatizou que São Paulo fez ajuste fiscal sem aumentar impostos. “Pelo contrário, nós estamos reduzindo a carga tributária. Já diminuímos impostos para as indústrias calçadista, têxtil, setor do couro, do álcool, pequena empresa e, agora em setembro, vamos anunciar um dia de competitividade da economia paulista, com medidas nas áreas do meio ambiente, infra-estrutura, logística e redução da carga tributária, estudando todas as cadeias produtivas do Estado”, informou.

O governador destacou ainda a questão das exportações. Ele lembrou que São Paulo tem feito um grande esforço nessa área. Entre janeiro e agosto deste ano, as exportações cresceram 33% no Brasil, comparado ao mesmo período do ano passado. Em São Paulo, esse crescimento foi de quase 40%. “Estamos trabalhando para consolidar essa plataforma exportadora do Estado, isso gera emprego e ajuda a recuperar a economia interna”, disse. Ele ressaltou que São Paulo é um dos poucos Estados que devolvem o crédito tributário para exportação, através do Fast Track, onde o Estado primeiro contabiliza para depois auditar.

Sobre investimentos, Alckmin destacou a necessidade de se criar um ambiente propício para novos investimentos para que seja possível ter um crescimento forte e sustentável.

O governador aproveitou a oportunidade para parabenizar a Fundação Getúlio Vargas, que completa 50 anos em São Paulo, “com uma larga folha de serviços prestados, com a marca da excelência e da inovação”.

Para o secretário da Economia e Planejamento, Andrea Calabi, no Fórum de Economia da FGV trabalhadores e representantes da classe empresarial vão apresentar suas posições com relação aos planos de desenvolvimento do Brasil, ao conjunto de medidas a serem tomadas para reforçar e acelerar o crescimento do País.

Cíntia Cury