Alckmin destaca investimentos do Governo do Estado no setor do agronegócio

Governador visitou a Feira Agrishow 2002 em Ribeirão Preto

ter, 30/04/2002 - 12h17 | Do Portal do Governo

O setor do agronegócio é responsável por aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto Paulista e está recebendo todos os incentivos do Governo do Estado para que seja ainda mais impulsionado. O governador Geraldo Alckmin disse, nesta terça-feira, dia 30, após visitar a exposição Agrishow 2002, em Ribeirão Preto, que o incentivo ao agronegócio está sendo feito em várias frentes. Ele informou que em São Paulo, há dois anos, foi retirado o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a produção rural. ‘Todos que comprarem equipamentos ou implementos rurais em São Paulo contam com o diferimento do ICMS, que representa de 12% a 17% a menos de imposto’.

Alckmin destacou alguns programas do Governo do Estado, de apoio à agricultura, como o Patrulha Agrícola Rodoviária – que já distribuiu máquinas para 350 municípios recuperarem suas estradas vicinais -, e a construção de 2 mil pontes metálicas para facilitar o escoamento da produção agrícola. Lembrou ainda que estão sendo construídos 500 galpões de mil metros quadrados de área construída para classificação e industrialização dos produtos agrícolas, como forma de agregar valor.

Sobre o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), cobrado pela União e que taxa a produção agrícola em 5%, Alckmin defendeu a isenção por meio da Reforma Tributária. Comentando a Agrishow, Alckmin destacou que a exposição mostra o quanto o setor do agronegócio avançou em termos de tecnologia, de pesquisa, e de produtividade. ‘Hoje, o agricultor brasileiro compete no mundo inteiro e tem todas as condições de fazer um belo trabalho’, disse.

Na feira, ele conheceu diversos equipamentos e máquinas de última geração, novos sistemas de irrigação, uma estufa de plantação de melão, e visitou estandes do Sebrae, do Agronegócio na Escola e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

O governador estava acompanhado do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, João Carlos Meirelles.

Rogério Vaquero

Leia também:

  • Agrishow 2002 apresenta novidades da agricultura e pecuária