Alckmin destaca eficiência do Estado em aula na FGV

Evento marcou a abertura do ano letivo na Escola de Economia de São Paulo

seg, 21/02/2005 - 16h14 | Do Portal do Governo


O aumento da eficiência e a modernização do Governo do Estado de São Paulo foram os destaques da aula magna apresentada nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, pelo governador Geraldo Alckmin para professores e alunos da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento abriu o ano letivo de 2005.

O governador ressaltou o crescimento nas exportações paulistas, o Governo Eletrônico, a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), o Pregão Eletrônico e a ampliação do ensino técnico com o aumento de três mil para oito mil vagas nas Fatecs (Faculdades de Tecnologia).

Alckmin informou que, em 2004, as exportações cresceram 32% no Brasil e, em São Paulo, 35%. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 5,3% no Brasil e, em São Paulo, 7,5%. “Estamos fazendo um grande esforço em ciência, tecnologia e logística para aumentarmos a nossa produção. Queremos transformar São Paulo em uma grande plataforma exportadora”, afirmou Alckmin.

O governador lembrou que a administração estadual promoveu redução de impostos para diversos segmentos, como forma de alavancar o crescimento. Um exemplo é o setor calçadista, no qual a alíquota de ICMS em São Paulo era de 18% e a interestadual, de 12%. “Quando se comprava um produto dentro do Estado, pagava 18%. Se tivesse vindo de fora, pagava 12%”, informou. O Governo estadual reduziu a alíquota do setor de 18% para 12%, melhorando a competitividade da indústria paulista. A ação beneficiou regiões como as de Franca, Jaú e Birigüi, que têm a indústria calçadista como vocação. Outras cadeias produtivas, como a têxtil, do couro, sucroalcooleiro e as micro e pequenas empresas também tiveram os impostos reduzidos.

Alckmin também ressaltou a importância da implantação do Governo Eletrônico, no qual todas as compras do Estado são feitas por leilão, por meio da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) ou do Pregão Eletrônico. “O Estado de São Paulo só compra pelo pregão. Nós já fizemos 22 mil pregões e uma economia de mais de R$ 1 bilhão”, informou. Ele disse que a medida é uma vacina contra a corrupção e citou um exemplo: “compramos 700 carros para a Polícia Militar. Em alguns Estados, há dispensa de licitação, porque já compravam de determinada marca, e pagam tabela. Nós abrimos o pregão. Quatro montadoras disputaram, em leilão reverso, com 55 lances para baixo. E ganhou o que ofereceu preço 28% mais baixo”, contou.

Outro aspecto levantado pelo governador, como importante para o desenvolvimento regional, foi a questão da Educação. “Estamos procurando, dentro dessa lógica da vocação econômica regional, fazer um trabalho de ensino técnico, tecnológico e superior”, disse. Ele citou, entre outros exemplos, os novos campi da Unesp na Alta Paulista, nos municípios de Tupã e Dracena, onde os cursos são voltados ao agronegócio. Já em Itapeva, região de Sorocaba, o curso é de engenharia voltada à tecnologia madeireira. O Estado implantou oito novos campus, todos com cursos que atendessem às vocações econômicas de cada região. Com esse objetivo, também foram criados cursos em unidades já existentes.

“A Faculdade presta uma justa homenagem ao governador, não só pelo seu Governo, mas pelos seus valores éticos e transparentes aos princípios econômicos e financeiros, controle de gastos e melhoria na qualidade do serviço público. O Governo vem aumentando investimentos sem aumentar a carga tributária. Isso abre horizontes para os empresários e para a sociedade brasileira”, disse Yoshiaki Nakano, diretor da Escola de Economia.

Alckmin comentou que, para São Paulo, a Faculdade Getúlio Vargas tem um papel extraordinário. “De cada quatro executivos, um é da Faculdade. Um terço da equipe do Governo paulista é formado pela GV”, informou o governador.

Pertenceram à GV os professores Yoshiaki Nakano, Fernando Dall’Acqua, Michael Zeitlin, Fernando Carmona, Antonio Angarita, Dalmo Nogueira, Fernando Carmona, entre outros secretários e ex-secretários estaduais.

Macedo Júnior