Alckmin destaca ações do Estado para a área de exportação em evento no ABC

O governador participou da cerimônia de entrega de alimentos pela montadora Ford

qui, 29/05/2003 - 19h03 | Do Portal do Governo


Ao participar nesta quinta-feira, dia 29, da entrega simbólica de 225 toneladas de alimentos pela montadora Ford, ao programa Fome Zero, do Governo Federal, o governador Geraldo Alckmin ressaltou os esforços que o Estado vem fazendo para incrementar as exportações, com o intuito de reaquecer a economia e minimizar o desemprego. A declaração foi feita na unidade da fábrica da Ford de São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, onde esteve presente o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Alckmin destacou as medidas que o governo estadual vem fazendo na área de exportação. Disse que São Paulo tirou o ICMS da exportação (para bens de capital); criou o Conselho Estadual de Exportação (Cericex), e está instalando, junto com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior, o Centro de Logística (que funcionará na rodovia dos Imigrantes, próximo ao prédio da Secretaria da Agricultura).

O presidente da Ford do Brasil, Antonio Maciel Neto, disse que as exportações da montadora cresceram nos últimos anos, atingido a cifra de US$ 540 milhões, e que de 1995 até o momento, a Ford investiu no País, US$ 2,7 bilhões. Nos últimos quatro anos, as exportações da montadora no Brasil cresceram mais de 100%. Porém, Maciel pediu para que o governos federal e estadual adotem medidas que ajudem a estimular o mercado interno, que está retraído.

O presidente Lula elogiou e agradeceu o governador Alckmin pelo seu empenho na aprovação das reformas. ‘Todas as vezes que o chamo a Brasília para estabelecer políticas harmônicas para trabalharmos em conjunto, Alckmin não só comparece, como tem dado uma contribuição extraordinária orientando os deputados do PSDB a votarem nas reformas que nós precisamos. Eu tenho a certeza de que nós vamos continuar trabalhando juntos, porque muita coisa tem de ser feita de comum acordo entre os governantes, o presidente da República, prefeitos, empresários e segmentos da sociedade’, enfatizou. Lula destacou ainda a importância do Brasil se unir em bloco com outros países da América Latina para poder competir com os Estados Unidos e a União Européia.

Modercarga

Durante coletiva em Diadema, onde participou junto do presidente da cerimônia de comemoração pela aquisição do parque fabril da Uniforja- Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia, Alckmin disse que a direção da Ford mencionou a importância de se lançar rapidamente um programa de renovação de frota de caminhões, intitulado ‘modercarga’, uma vez que a idade média dos caminhões é de 18 anos.

A idéia é vender caminhões novos, com financiamento do BNDES, aos caminhoneiros autônomos e donos de pequenas transportadoras de cargas de todo o País. ‘A medida vai ajudar a evitar acidentes, danos ambientais, além de reativar a economia. Hoje, a indústria automobilística está com uma capacidade ociosa muito grande. Então, isso pode possibilitar um círculo virtuoso de venda e atividade econômica gerando emprego e renda para as pessoas. O importante é realizar ações positivas para a atividade econômica’, disse Alckmin.

O Parque Fabril da Uniforja tem área de 65 mil metros quadrados, que foi arrematada, o ano passado, em leilão pelos trabalhadores por meio de empréstimo do BNDES. A Uniforja foi fundada em 2000 englobando quatro cooperativas formadas por técnicos e funcionários da antiga Conforja S.A – indústria do ramo de forjaria, laminação e tratamento térmico, transformada em massa falida em 1999. Hoje, o sistema mantém 445 trabalhadores.

Valéria Cintra


Alckmin destaca ações para a área de exportação
foto: Sérgio Andrade
Alckmin destaca ações para a área de exportação
foto: Sérgio Andrade
Alckmin destaca ações para a área de exportação
foto: Sérgio Andrade