Alckmin designa membros do Programa Estadual de Desestatização

Vice-governador Cláudio Lembo é o presidente do Conselho Diretor

qui, 08/05/2003 - 14h17 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin designou nesta quarta-feira, dia 7, os membros do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (PED). O vice-governador Cláudio Lembo será o presidente do Conselho, cabendo a vice-presidência ao secretário da Economia e Planejamento, Andrea Calabi.

Completam o Conselho: Arnaldo Madeira, secretário da Casa Civil, Eduardo Guardia, secretário da Fazenda; João Carlos de Souza Meirelles, secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Mauro Arce, secretário da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento; Elival da Silva Ramos, procurador geral do Estado; e Ruy Martins Altenfelder.

Por intermédio do PED, o governo paulista desenvolveu o maior programa de desestatização da história brasileira e desenhou um novo Estado. Desde sua criação, em 1996, foram transferidos ao setor privado seis empresas do setor elétrico; uma de gás canalizado; quatro hotéis; um balneário; e dois armazéns da Ceagesp.

Foram assinados ainda 12 contratos de concessão de lotes de trechos de rodovias; um contrato na área de transportes metropolitanos (Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara); um contrato referente ao setor elétrico e outro na área de saneamento. Foram alienados a prefeituras dois hotéis, cinco balneários e 15 unidades desativadas da Ceagesp.

Igualmente, foi feita a outorga de concessão do serviço de distribuição de gás canalizado nas áreas Noroeste e Sul do Estado e da subconcessão de estação de tratamento de água; e foi autorizada a venda de 15% a até 20% das ações da Sabesp de propriedade do Estado, entre outras ações im portantes.