Alckmin defende novas alternativas de apoio à exportação

Governador recebeu o ministro do Desenvolvimento, Sérgio Amaral, no Palácio dos Bandeirantes

qua, 11/12/2002 - 14h26 | Do Portal do Governo


A prioridade do Estado de São Paulo em oferecer apoio à exportação foi reafirmada pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, dia 11, durante um encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, no Palácio dos Bandeirantes.

O Governo paulista estuda a possibilidade de criar uma Assessoria e uma Agência de Comércio Exterior para auxiliar empresários e investidores. ‘Será realizado um trabalho muito próximo do setor privado’, assegurou Alckmin.

O governador destacou que a nova estrutura beneficiará tanto as grandes como as microempresas. ‘As pequenas empresas, unidas em consórcios de várias modalidades, também precisam participar e exportar. Isso é bom para o Brasil, para a geração de emprego em São Paulo e para as próprias empresas, porque tendo escala é possível reduzir custos’, observou.

Alckmin considerou a conversa com o ministro bastante proveitosa, devido à vasta experiência de Amaral na área de Comércio Exterior. ‘Nos últimos anos, o Brasil deu uma virada na questão da exportação, batendo recordes e alcançando superávit na balança comercial’, afirmou.

Amaral disse que São Paulo conquistou condições privilegiadas na área de infra-estrutura e poderá ser um grande pólo de exportação. Para ele, o incentivo do Governo vem ao encontro dos anseios do setor privado. ‘Está ocorrendo uma mudança na mentalidade dos empresários. A exportação sempre foi uma atividade residual, ou seja, exportava o que sobrava. Hoje, se investe para exportar’, comparou.

Rogério Vaquero