Alckmin dá posse a 107 novos procuradores do Estado

Sessão solene foi realizada no Memorial da América Latina

qui, 12/08/2004 - 20h41 | Do Portal do Governo


O Estado de São Paulo passa a contar a partir desta quinta-feira, dia 12, com mais 107 novos procuradores, totalizando 936. Eles foram empossados pelo governador Geraldo Alckmin em sessão solene do Conselho da Procuradoria Geral do Estado, no Memorial da América Latina, Zona Oeste da Capital paulista. “Hoje é um dia importante na vida do Estado, pois cada um de vocês passa a fazer parte dessa instituição, extremamente respeitada, nobre e diretamente ligada ao bem comum e ao interesse público”, disse Alckmin.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) atende gratuitamente cerca de 16 milhões de pessoas em todo o Estado. Atuando em três áreas, os procuradores prestam serviços pela Assistência Judiciária Gratuita à população; no Contencioso, em que defende o Estado em ações Civeis e Criminais; e ainda na Consultoria Jurídica em cada uma das 22 secretarias estaduais.

O Procurador Geral do Estado, Elival da Silva Ramos, enfatizou que o papel da PGE está baseado nos princípios da legalidade e indisponibilidade do interesse público em busca da democracia. Segundo ele, a PGE ainda atua no controle dos gastos públicos e no planejamento orçamentário, mas que precisa sempre de aperfeiçoamento técnico em função da evolução do Direito.

Concurso

O primeiro colocado no concurso público para ocupar a vaga de Procurador do Estado Substituto, Fernando Colhado Mendes, disse de sua emoção em estar representando os demais empossados e da iniciar no Estado “a importante carreira, depois de três difíceis fases”.

Tatiana Capochin, de 28 anos, contou ter abdicado de dois anos de emprego fixo como advogada numa empresa para se dedicar aos estudos a fim de ser hoje empossada procuradora. “Sempre quis seguir essa carreira pública. Estou muito feliz”. Já Fernando César Gonçalves Pedrinho, acrescentou que para ser hoje um procurador precisou de muita disciplina e enfrentar vários obstáculos. “Agora, na carreira o importante é não perder o ideal de justiça e cidadania”. Os novos procuradores concorreram com 12 mil inscritos no 18.º concurso público para ingresso na carreira. “É um dos concursos públicos mais difíceis do País”, acrescentou o governador.

Alckmin finalizou dizendo que já deu um passo na questão das autarquias e fundações que foram colocadas sob a égide da PGE e a instituição da Defensoria Pública do Estado. “Quero que saibam de minha confiança em nossos procuradores. Em todos os atos de Governo a palavra final sempre é a da PGE.”

Lilian Santos