Alckmin dá pontapé inicial na parceria entre a Febem e a Federação Paulista de Futebol

Internos da instituição farão a preliminar dos jogos do Campeonato Paulista de Futebol de 2005

seg, 22/11/2004 - 15h21 | Do Portal do Governo


Duas cobranças de pênalti do governador Geraldo Alckmin, defendidas por um interno da Febem e pelo goleiro Marcos, do Palmeiras, marcaram o início de uma parceria inédita que poderá mudar a vida de muitos internos da instituição, revelando grandes talentos. Na manhã desta segunda-feira, dia 22, foi assinado um convênio entre a Febem e a Federação Paulista de Futebol (FPF), pelo qual os menores vão jogar durante as preliminares do Campeonato Paulista de Futebol em 2005.

Autoridades e jogadores compareceram à cerimônia e conversaram com os internos, como forma de prestigiar a iniciativa e incentivá-los a aproveitar esta oportunidade. O convênio permitirá, ainda, que os menores participantes possam levar algum familiar para acompanhar a partida, com ingresso cedido pela FPF. Também será criada uma escola de árbitros voltada aos menores, intitulada ‘Futebol – O Apito da Esperança’.

Para participar, 1.020 adolescentes integrarão as 60 equipes das unidades da instituição em todo Estado que vão disputar a Copa Febem, cuja fase classificatória começa em dezembro e termina em janeiro. Desse total, 16 times, com 272 jovens, se qualificarão e vão disputar as partidas, realizadas nos estádios da Capital e Interior, antecedendo os jogos do Paulistão 2005.

A recuperação da auto-estima dos jovens, a reeducação e a oportunidade de serem aproveitados por grandes times de futebol foram destacados pelo governador. Ele apontou que a questão da ressocialização dos internos não é uma tarefa que compete apenas ao Estado, mas também aos pais e à sociedade. Por isso, Alckmin agradeceu ao empenho do secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, que fez uma boa articulação junto a FPF e ao Poder Judiciário e à empresa Qualicorp Consultoria e Gestão de Benefícios, que vai patrocinar os uniformes dos 16 times finais.

“O futebol é uma paixão nacional e mundial, que prepara para a vida, pois ensina a ganhar, a perder, além do trabalho em equipe. Hoje marcamos o gol da letra “s” de solidariedade e vamos ter revelações de bons atletas”, declarou.

O presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, afirmou que esta iniciativa ficará registrada na história do Brasil, país do futebol. Destacou a necessidade de várias empresas e entidades ajudarem na ressocialização dos jovens por meio do esporte. “A Federação não poderia deixar de ajudar neste trabalho, que é o caminho para a juventude. O futebol brasileiro é uma vitrine aplaudida pelo mundo. Que vocês possam seguir os passos dos ídolos criados pelo futebol”, disse, dirigindo-se aos jovens.

Oriundo de uma família simples, o meio-campista do São Paulo, César Sampaio, apóia o projeto e espera que os adolescentes aproveitem esta oportunidade. “Nasci na região do Jabaquara e convivi com pessoas que optaram pelo caminho errado da vida, e pagaram um alto preço por isto. Esta iniciativa vai ajudar os meninos a conquistarem seu espaço na sociedade e estou disposto a ajudar” .

“Uma outra chance na vida”. É assim que o goleiro Marcos, do Palmeiras, sintetiza a oportunidade que está sendo oferecida aos menores da Febem. “Muitos deles têm o sonho de se tornar jogador de futebol e precisam aproveitar, assim como o garoto que pegou os gols do governador”, disse, referindo-se ao menor V.S, 19 anos, interno da unidade Tatuapé, cujo sonho é jogar num grande time de futebol. “Espero conseguir me classificar para as finais da Copa Febem. Vai ser uma grande emoção jogar nos estádios de São Paulo para milhares de torcedores”.

Os seguintes jogadores presentes receberam do governador uma placa simbolizando o Selo Amigos da Febem: Euller (atacante do São Caetano); Rena (goleiro do São Paulo), Tiago Gentil (atacante do Palmeiras), Elano (meio-campo do Santos), ex-jogador Careca, Gil (atacante do Corinthians), Fabinho (Corinthians). Também receberam a placa, o técnico do São Paulo, Emerson Leão; o árbitro da FPF e da Fifa, Paulo César de Oliveira, e o presidente da Qualicorp, José Seripieri.

Outras parceiras

A parceria da FPF com a Secretaria da Justiça inclui outras ações de órgãos ligados à pasta. Com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o acordo prevê cursos sobre o Estatuto do Torcedor para os clubes e de divulgação dos direitos básicos do consumidor para o público. Caberá à Federação elaborar uma cartilha educativa para ser distribuída nos estádios.

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) vai criar um programa de fiscalização dos produtos licenciados pelos clubes para garantir a qualidade dos itens e combater a pirataria. O Instituto promoverá também um projeto de qualidade para os estádios visando garantir a segurança do público.

O pacote inclui acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo, que prevê a realização de cursos sobre a transformação dos clubes em empresas.

Valéria Cintra