Alckmin dá início às obras da Rede de Coleta de Esgotos de Vargem Grande

Empreendimento, que vai beneficiar mais de 30 mil moradores, deve estar pronto em dezembro de 2005

sex, 24/09/2004 - 13h31 | Do Portal do Governo


Distante a 37 quilômetros do marco zero da Capital, o bairro de Vargem Grande, localizado na região de Parelheiros, extremo Sul da cidade, vai contar com Sistema de Rede de Coleta de Esgotos. Em visita à região nesta sexta-feira, dia 24, o governador acionou uma máquina, dando início às operações da obra que devem ser concluídas em dezembro de 2005.

O serviço, que vai beneficiar mais de 30 mil pessoas, compreende a construção de três Estações Elevatórias de Esgoto, (Vargem Grande, Febem e Silveira), 50 km de redes e aproximadamente 4,5 mil ligações domiciliares. Todo o empreendimento será executado pela Sabesp, que vai investir R$ 10,5 milhões. O esgoto, que anteriormente era despejado no Córrego Ribeirão Vermelho e desaguava na Represa Billings, com o término da obra será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgotos em Barueri.

Alckmin ressaltou que o bairro, que já conta com 100% de água tratada, passará a ter 100% de esgoto coletado e tratado. “Hoje a água é de qualidade. Grande parte das doenças do aparelho digestivo são contraídas por água contaminada. Investir em saneamento é dar saúde à população”, disse.

Ele chamou a atenção dos moradores para ajudar a cuidarem da região, evitando novas invasões, pois o local está inserido dentro de uma área de manancial. Segundo estudos e fotos apresentados pelo governador, há milhões de anos caiu um meteóro que formou uma cratera no bairro. “Isto tem um grande valor histórico e ambiental’. Acrescentou que na Alemanha também existe uma cidade nas mesmas condições.

O secretário de Energia e Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, ressaltou que Alckmin vem fazendo obras de tratamento e coleta de esgoto em todo o Estado, e que os governos anteriores não as executavam porque estes serviços que não aparecem pois ficam enterrados. Destacou ainda que os investimentos feitos pelo Governo na área de saneamento ajudou a reduzir o índice de mortalidade infantil no Estado em 40%.

Melhorias do Governo no bairro

Alckmin anunciou investimentos em duas escolas estaduais no bairro. Vai cobrir a quadra de uma, e construir uma quadra em outra. O Governo repôs os computadores que foram roubados de uma unidade do Infocentro e vai ligar a internet. Outras melhorias levadas pelo Estado no bairro foram a instalação de uma Base Comunitária da Polícia, o programa Padaria Artesanal, do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), e o programa de saúde Qualis, que está sob o comando da prefeitura por atender pacientes do SUS.

Valéria Cintra