Alckmin dá aula de Química Orgânica em cursinho da Zona Leste

Programa Pró-Universitário vai atender cinco mil alunos da região

seg, 05/07/2004 - 17h34 | Do Portal do Governo


Cinqüenta alunos dos cinco mil aprovados para cursinho pré-vestibular do Programa Pró-Universitário/Zona Leste, assistiram nesta segunda-feira, dia 5, sua primeira aula de Química Orgânica dada pelo governador Geraldo Alckmin. A aula inaugural foi realizada na Escola Estadual D. João Ogno, na Vila Esperança. “Mostrei aos alunos a importância da Química Orgânica, porque dos dez milhões de compostos que o mundo conhece, nove milhões são compostos orgânicos. Roupa, alimento, borracha, tinta, corante, derivados de petróleo, tudo isso é composto orgânico”, explicou o governador. Ele ainda brincou que estudar essa disciplina é melhor que ir à praia com o namorado ou namorada.

O Programa Pró-Universitário/Zona Leste foi criado em março deste ano pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria da Educação e a Universidade de São Paulo (USP). “Essa parceria é muito interessante, porque os alunos da USP vão dar aula para os alunos que se inscreveram no cursinho e por meio disso também podem rever um pouco daquilo que estudaram no vestibular”, comentou o secretário da Educação, Gabriel Chalita.

A iniciativa tem como proposta permitir que esses alunos tenham condições de disputar uma vaga no campus da USP da Zona Leste, que conta com aproximadamente 4 milhões de habitantes. A carga horária do curso será de 380 horas e as aulas irão de 15 de julho até o mês de novembro.

Sobre a importância do programa, Chalita disse que ele tem também uma questão com a auto-estima. “O cursinho vai resgatar a auto-estima do aluno que sai da escola pública para estudar em uma universidade pública. É sem dúvida nenhuma um grande incentivo”, comentou.

O governador elogiou o critério de escolha dos cinco mil alunos. “Foi feita uma combinação de três coisas fundamentais. A primeira foi a baixa renda familiar, a segunda foi assiduidade do aluno, e a terceira foi a nota”.

O aluno Michael Maturana Quialhiro, de 17 anos, que pretende cursar faculdade de Economia, agradeceu a iniciativa do Governo paulista. “Acho que é o início de uma oportunidade que o Governo do Estado está dando. Se não fosse o Programa Pró-Universitário não teria condições de estudar. Moro com a minha mãe e vivemos com R$ 500,00”, disse. Já a aluna Osana Aparecida dos Santos, de 17 anos, moradora de Ferraz do Vasconcelos, disse que neste momento não teria condições de pagar um cursinho. “Meu pai está desempregado e a minha família não tem condições. Agora vou me esforçar e vou estudar na USP da Zona Leste”, afirmou.

Macedo Júnior